O sonho de um homem ridículo
uma leitura audiovisual
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.42230Mots-clés :
Dostoiévski; O sonho de um homem ridículo; Leitura audiovisual; reflexões bakhtnianasRésumé
O sonho de um homem ridículo”, de Dostoiévski, publicado em 1877, é um texto que conhece inúmeras adaptações no Brasil e no exterior. Na dupla pandemia brasileira, sanitária e política, o texto também recebeu várias versões em diferentes mídias. Neste artigo, o objetivo é analisar a leitura audiovisual, que integrou o projeto digital Abismos de Dostoiévski (Ciclo de encontros), realizado em abril de 2021. Nele é possível reconhecer a profundidade filosófico-literária do escritor russo, motivando um diálogo com a contemporaneidade brasileira, por meio da criatividade artística que, recorrendo à internet, encontra uma forma de driblar a angustiante impossibilidade dos encontros presenciais, na arte e na vida.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário Paulo Bezerra. Organização da edição orussa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018.
BAKHTIN, M. Teoria do romance III: O romance como gênero literário. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2019.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.3-192.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Iara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1987.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BAJTÍN, M. M. Adições e mudanças a Rabelais. In: AVERINTSEV, S.
S.; MAKHLIN, V. L.; RYKLIN, M.; BUBNOVA, T. (eds.). Em torno a la cultura popular
de la risa. Nuevos fragmentos de M. M. Bajtín. (“Adiciones y câmbios a Rabelais”). Rubí (Barcelona): Anthropos Editorial; México: Fundación Cultural Eduardo Cohen,2000, p.165-218.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O sonho de um homem ridículo. In: DOSTOIÉVSKI, F. Duas narrativas fantásticas. A dócil e O sonho de um homem ridículo. Tradução, prefácio e notas de Vadim Nikitin. São Paulo: Editora 34, 4.ed. 2017, p. 91 -123.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O sonho de um homem ridículo. Projeto “Abismos de Dostoiévski”. Criação de Cibele Forjaz e Matheus Nachtergaele, cineartivismo de Manoela Rabinovitchi. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Kzas6xMYuEk Acesso em 02/03/2022.
MENEZES, Natália Aly. Desdobramentos contemporâneos do cinema experimental. TECCOGS, n. 6, jan.- jun., 2012, p. 60-92.
PEIXOTO, Mariana. Matheus Nachtergaele vive protagonista em crise de Dostoiévski. Jornal Estado de Minas. Cultura. Artes Cênicas. 26/04/2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2021/04/26/interna_cultura,1260302/matheus-nachtergaele-vive-protagonista-em-crise-de-dostoievski.shtml Acesso em 02/03/2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )