O Cronotopo nas imagens da pobreza em Dostoiévski
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41655Mots-clés :
Cronotopo, Bakhtin, Gógol, DostoiévskiRésumé
O ensaio busca seguir as linhas de fuga traçadas por Bakhtin em Problemas da Obra de Dostoiévski e a seguir na sua reformulação em Problemas da Poética de Dostoiévski, quando Bakhtin, ao ressaltar como peculiar na poética daquele autor, revela o caráter de ideólogo das suas personagens. Como um centro de valor humano que toma consciência de si e do mundo, o herói de Gente Pobre, Makar Dievúchkin, trava diálogo ativo com uma obra de Gógol, O capote, mas vai além, não só superando a condição mortificadora da personagem de Gógol, mas afigurando, em sua própria tomada de consciência, a própria pobreza enquanto fruto da divisão social na Rússia dos anos 1840. Neste ensaio, buscamos fazer uso da noção de Cronotopo, em Mikhail Bakhtin, empreendendo uma leitura das séries espaciais, temporais e semânticas das imagens de Dostoiévski, revelando a sua construção estética enquanto o valor de uma vida humana, um homem pobre, em relação ativa de tomada de consciência de si e de seu mundo. As imagens do frio, dos casacos e seus botões, da repartição pública em São Petersburgo, das salas e dos corpos foram os elementos centrais nos quais articulamos cronotopicamente a cena, em Dostoiévski, encontrando uma leitura possível e bakhtiniana de sua poética.
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