Escrita, Encenação e Performance em Rosario Ferré

Auteurs-es

  • Stelamaris Coser Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES), Brasil.

Mots-clés :

“La bella durmientel”. Narrativa performática. Corpo. Feminino.

Résumé

Rodopio, salto, fuga; máscara, risco, desejo transgressor. Imagens e personagens do conto “La bella durmiente”(“Sleeping Beauty”), de Rosario Ferré, evocam dilemas porto-riquenhos/latinos em questões entrelaçadas de gênero, raça e classe. Como apoio teórico a esta análise, o pensamento pós-colonial e feminista associa-se a abordagens sobre performance e epistolaridade. Rodopiante e tensa, mas também lírica e melodiosa, a narrativa performática de Ferré encena o feminino no entrecruzar de culturas e histórias plurais, frequentemente dolorosas e dissonantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Stelamaris Coser, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES), Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES), Brasil.

Références

AZEVEDO, Luciene. Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (Literatura contemporânea no Brasil e na Argentina ”“ dos anos 90 aos dias de hoje). Tese (doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras/UERJ, Rio de Janeiro, 2004.

BUTLER, Judith. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.

COSER, Stelamaris. Papéis femininos em Rosario Ferré. In: MACHADO, Lino et al. (Org.). Pessoa, persona, personagem. Vitória: PPGL, 2009. p. 315-326.

COSER, Stelamaris. “Sinceramente, sua”: cartas anônimas em Rosario Ferré. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, RJ, n. 45, p. 71-91, 2º semestre 2012. Dossiê: América central e Caribe: múltiplos olhares.

FERRÉ, Rosario. La bella durmiente. In: _____. Papeles de Pandora. 1976. Nova York: Vintage Español, 2000. p. 149-191.

FERRÉ, Rosario. La cocina de la escritura. In:_____. Sitio a Eros. México: Joaquín Mortiz, 1980. p. 13-33. Disponível em: <http://ensayo.rom.uga.edu/antologia/XXA/Ferré/Ferré2.htm>. Acesso em: 23 out. 2009.

FERRÉ, Rosario. La bailarina. In: _____. Papeles de Pandora. 1976. Nova York: Vintage Español, 2000. p. 146-148.

FERRÉ, Rosario. Sleeping Beauty. Tradução Rosario Ferré e Diana L. Vélez. In: VÉLEZ, Diana L. (Ed.). Reclaiming Medusa: short-stories by contemporary Puerto Rican women. 1988. Rev. Ed. San Francisco: Aunt Lute, 1997. p. 12-41.

FERRÉ, Rosario. Sleeping Beauty. Tradução Rosario Ferré e Diana L. Vélez. In: _____. The youngest doll/ Papeles de Pandora. Lincoln & London: University of Nebraska Press, 1991. p. 89-120.

FLORES, Juan. Cortijo’s revenge: new mappings of Puerto Rican culture. In: YÚDICE, G.; FRANCO, J.; FLORES, J. (Eds.). On edge: the crisis of contemporary Latin American culture. Minneapolis: University of Minnesota, 1992. p. 187-205. (Cultural Politics Series, v. 4).

GARCÃA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Tradução Eliane Zagury. 27. ed. Rio de Janeiro: Record, 1967.

GONZÁLEZ ECHEVARRÃA, Roberto. Rosario Ferré. In: Hispanic Heritage in the Americas. Encyclopaedia Britannica, 2010. Disponível em: <http://www.britannica.com/hispanic_heritage/article-9343860>. Acesso em: 05 abr. 2010.

KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Tese (doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras/UERJ, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.bdtd.uerj.br/tde_arquivos/2/TDE-2007-03-02T122436Z-84/Publico/

DIANA%20KLINGER.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2011.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Bordas rarefeitas da linguagem artística: performance, suas possibilidades em meios tecnológicos. In: TEIXEIRA, João Gabriel L.C.; GUSMÃO, Rita (Org.). Performance, cultura e espetacularidade. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2000. Disponível em: <http://www.corpos.org/papers/bordas.html>. Acesso em: 06 jul. 2011.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Corpos informáticos: arte, corpo, tecnologia. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2006.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Performance no vivo e ao vivo. In: LABRA, Daniela (Org.). Performance presente futuro: textos. v. 1. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 22-27. Disponível em: <http://www.artesquema.com/wp-content/uploads/2009/01/bia-medeiros.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2011.

MIGNOLO, Walter D. Espacios geográficos y localizaciones epistemológicas: La ratio entre la localización geográfica y la subalternización de conocimientos. GEOgraphia, v. 7, n. 13, p. 07-28, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/177/169. Acesso em: 02 mar. 2011.

NAVARRO, Mireya. Arts in America; Bilingual author finds something gained in translation. The New York Times, September 8, 1998. Disponível em: <http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C07E6D6153EF93BA3575AC0A96E958260&sec=&spon=&pagewanted=2>. Acesso em: 29 abr. 2008.

PALMER-LÓPEZ, Sandra. Rosario Ferré y la Generación del 70: evolución estética y literária. Acta Literaria n. 27, p. 157-169, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.cl/pdf/actalit/n27/art12.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2009.

PALMERO GONZÁLEZ, Elena. Poéticas del viaje en la narrativa de la alta modernidad latinoamericana: Los pasos perdidos, de A. Carpentier. Contexto- Revista Anual de Estudios Literarios, Universidad de Los Andes, Táchira, v. 10, n. 12, p. 23-42, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PLUCHART, François. L’art corporel. Paris: Images 2, 1983.

POE, Edgar Allan. A queda da Casa de Usher. In:_____. Histórias extraordinárias. Tradução Breno Silveira e outros. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 05-27.

PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Tradução Jézio Hernani Bonfim Guerra. Bauru: Ed. da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: RAVETTI, G.; ARBEX, M. (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras UFMG/Poslit, 2002. p. 47-68.

RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Tradução Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

SOMMER, Doris. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. (1991). Tradução Gláucia R. Gonçalves e Eliana L. L. Reis. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

SPIVAK, Gayatri. Who Claims Alterity? In: KRUGER, B,; MARIANI, P.(Ed.). Remaking History. Seattle: Bay Press, 1989. p. 262-292.

SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica alteridade? (1989). In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

VEGA, Ana Lydia. Women and writing in Puerto Rico: an interview. Entrevista concedida a Consuelo Lopez Springfield e Elizabeth Hernandez. Callaloo, Johns Hopkins University, June 22, 1994. (Special Issue: Puerto Rican Women Writers). Disponível em: <http://www.accessmylibrary.com/article-1G1-16309326/women-and-writing-puerto.html>. Acesso: 26 out. 2009.

VIEGAS, Ana Cláudia. O “eu” como matéria de ficção, o espaço biográfico contemporâneo e as tecnologias digitais. Revista Texto Digital, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.textodigital.ufsc.br/num07/anaclaudia.htm>. Acesso em: 14 jul.2011.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-12

Comment citer

Coser, S. (2015). Escrita, Encenação e Performance em Rosario Ferré. Revista Cerrados, 23(38). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25800