Escrita, Encenação e Performance em Rosario Ferré
Mots-clés :
“La bella durmientel”. Narrativa performática. Corpo. Feminino.Résumé
Rodopio, salto, fuga; máscara, risco, desejo transgressor. Imagens e personagens do conto “La bella durmiente”(“Sleeping Beauty”), de Rosario Ferré, evocam dilemas porto-riquenhos/latinos em questões entrelaçadas de gênero, raça e classe. Como apoio teórico a esta análise, o pensamento pós-colonial e feminista associa-se a abordagens sobre performance e epistolaridade. Rodopiante e tensa, mas também lírica e melodiosa, a narrativa performática de Ferré encena o feminino no entrecruzar de culturas e histórias plurais, frequentemente dolorosas e dissonantes.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, Luciene. Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (Literatura contemporânea no Brasil e na Argentina ”“ dos anos 90 aos dias de hoje). Tese (doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras/UERJ, Rio de Janeiro, 2004.
BUTLER, Judith. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.
COSER, Stelamaris. Papéis femininos em Rosario Ferré. In: MACHADO, Lino et al. (Org.). Pessoa, persona, personagem. Vitória: PPGL, 2009. p. 315-326.
COSER, Stelamaris. “Sinceramente, sua”: cartas anônimas em Rosario Ferré. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, RJ, n. 45, p. 71-91, 2º semestre 2012. Dossiê: América central e Caribe: múltiplos olhares.
FERRÉ, Rosario. La bella durmiente. In: _____. Papeles de Pandora. 1976. Nova York: Vintage Español, 2000. p. 149-191.
FERRÉ, Rosario. La cocina de la escritura. In:_____. Sitio a Eros. México: Joaquín Mortiz, 1980. p. 13-33. Disponível em: <http://ensayo.rom.uga.edu/antologia/XXA/Ferré/Ferré2.htm>. Acesso em: 23 out. 2009.
FERRÉ, Rosario. La bailarina. In: _____. Papeles de Pandora. 1976. Nova York: Vintage Español, 2000. p. 146-148.
FERRÉ, Rosario. Sleeping Beauty. Tradução Rosario Ferré e Diana L. Vélez. In: VÉLEZ, Diana L. (Ed.). Reclaiming Medusa: short-stories by contemporary Puerto Rican women. 1988. Rev. Ed. San Francisco: Aunt Lute, 1997. p. 12-41.
FERRÉ, Rosario. Sleeping Beauty. Tradução Rosario Ferré e Diana L. Vélez. In: _____. The youngest doll/ Papeles de Pandora. Lincoln & London: University of Nebraska Press, 1991. p. 89-120.
FLORES, Juan. Cortijo’s revenge: new mappings of Puerto Rican culture. In: YÚDICE, G.; FRANCO, J.; FLORES, J. (Eds.). On edge: the crisis of contemporary Latin American culture. Minneapolis: University of Minnesota, 1992. p. 187-205. (Cultural Politics Series, v. 4).
GARCÃA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Tradução Eliane Zagury. 27. ed. Rio de Janeiro: Record, 1967.
GONZÁLEZ ECHEVARRÃA, Roberto. Rosario Ferré. In: Hispanic Heritage in the Americas. Encyclopaedia Britannica, 2010. Disponível em: <http://www.britannica.com/hispanic_heritage/article-9343860>. Acesso em: 05 abr. 2010.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Tese (doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras/UERJ, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.bdtd.uerj.br/tde_arquivos/2/TDE-2007-03-02T122436Z-84/Publico/
DIANA%20KLINGER.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2011.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Bordas rarefeitas da linguagem artística: performance, suas possibilidades em meios tecnológicos. In: TEIXEIRA, João Gabriel L.C.; GUSMÃO, Rita (Org.). Performance, cultura e espetacularidade. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2000. Disponível em: <http://www.corpos.org/papers/bordas.html>. Acesso em: 06 jul. 2011.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Corpos informáticos: arte, corpo, tecnologia. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2006.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Performance no vivo e ao vivo. In: LABRA, Daniela (Org.). Performance presente futuro: textos. v. 1. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 22-27. Disponível em: <http://www.artesquema.com/wp-content/uploads/2009/01/bia-medeiros.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2011.
MIGNOLO, Walter D. Espacios geográficos y localizaciones epistemológicas: La ratio entre la localización geográfica y la subalternización de conocimientos. GEOgraphia, v. 7, n. 13, p. 07-28, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/177/169. Acesso em: 02 mar. 2011.
NAVARRO, Mireya. Arts in America; Bilingual author finds something gained in translation. The New York Times, September 8, 1998. Disponível em: <http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C07E6D6153EF93BA3575AC0A96E958260&sec=&spon=&pagewanted=2>. Acesso em: 29 abr. 2008.
PALMER-LÓPEZ, Sandra. Rosario Ferré y la Generación del 70: evolución estética y literária. Acta Literaria n. 27, p. 157-169, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.cl/pdf/actalit/n27/art12.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2009.
PALMERO GONZÁLEZ, Elena. Poéticas del viaje en la narrativa de la alta modernidad latinoamericana: Los pasos perdidos, de A. Carpentier. Contexto- Revista Anual de Estudios Literarios, Universidad de Los Andes, Táchira, v. 10, n. 12, p. 23-42, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PLUCHART, François. L’art corporel. Paris: Images 2, 1983.
POE, Edgar Allan. A queda da Casa de Usher. In:_____. Histórias extraordinárias. Tradução Breno Silveira e outros. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 05-27.
PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Tradução Jézio Hernani Bonfim Guerra. Bauru: Ed. da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: RAVETTI, G.; ARBEX, M. (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras UFMG/Poslit, 2002. p. 47-68.
RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Tradução Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
SOMMER, Doris. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. (1991). Tradução Gláucia R. Gonçalves e Eliana L. L. Reis. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
SPIVAK, Gayatri. Who Claims Alterity? In: KRUGER, B,; MARIANI, P.(Ed.). Remaking History. Seattle: Bay Press, 1989. p. 262-292.
SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica alteridade? (1989). In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.
VEGA, Ana Lydia. Women and writing in Puerto Rico: an interview. Entrevista concedida a Consuelo Lopez Springfield e Elizabeth Hernandez. Callaloo, Johns Hopkins University, June 22, 1994. (Special Issue: Puerto Rican Women Writers). Disponível em: <http://www.accessmylibrary.com/article-1G1-16309326/women-and-writing-puerto.html>. Acesso: 26 out. 2009.
VIEGAS, Ana Cláudia. O “eu” como matéria de ficção, o espaço biográfico contemporâneo e as tecnologias digitais. Revista Texto Digital, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.textodigital.ufsc.br/num07/anaclaudia.htm>. Acesso em: 14 jul.2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )