Entre o ético e o estético: uma reflexão sobre o personagem Brás Cubas, de Memórias póstumas de Brás Cubas, e a personagem Sofia, de Quincas Borba
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.48969Palavras-chave:
Ética, Estética, Brás Cubas, Sofia, Epistemologia do romanceResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a estratégia adotada pelos narradores dos livros Memórias Póstumas de Brás Cubas (2014) e Quincas Borba (2001), ambos de Machado de Assis, ao apresentarem personagens com atitudes que trazem duas faces que se contrapõem entre o ético e o estético. A reflexão, portanto, terá como foco as personagens Brás Cubas e Sofia. Para pensar essa contraposição, voltaremos a discussão para, em um primeiro momento, a face voltada para a sociedade em que viviam e os seus contemporâneos e, portanto, atitudes virtuosas e dignas de admiração; e em um segundo momento, as faces que representam atitudes que não eram tão virtuosas como aparentavam esteticamente. Para contribuir com esta reflexão, o presente artigo transitará pelos seguintes textos: A Racionalidade Estética (1991), de Jayme Paviani; Verbetes da Epistemologia do Romance (2019), Volumes I e II, referentes às discussões da teoria da Epistemologia do romance; Textos Básicos de Ética: De Platão a Foucault (2007), de Danilo Marcondes e Crítica da Razão Prática (2016), de Immanuel Kant.
Downloads
Referências
ÁLVARO, L.M.V., O que é Ética. São Paulo: Editora Brasiliense, 2016.
ASSIS, M. de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.
BÍBLIA. Deuteronômio. Português. A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.p.342.
CAIXETA, A.P.A., BARROSO, M. V. e BARROSO, W. Verbetes da Epistemologia do Romance – Volume 1. Brasília: Verbena Editora, 2019.
KANT, I. Crítica da Razão Prática. Tradução Monique Hulshof . Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes,2016.
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
PAVIANI, Jayme. A Racionalidade Estética. Porto Alegre:EDIPUCRS,1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )