A circularidade trágica da contradição no conto “História porto-alegrense”, de Moacyr Scliar

Autores

  • Otávio Cabral Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Contradição. Trágico. Moderno. Pósmoderno.

Resumo

A circularidade trágica da contradição no conto “história porto-alegrense”, de Moacyr Scliar Este trabalho pretende desvendar as malhas da contradição contidas no conto “História porto-alegrense”, de Moacyr Scliar, na perspectiva da literatura e sociedade, procurando observar o herói moderno a emergir da construção cotidiana da história, através do olhar da narradora, em relação estabelecida com os bens em geral e com os outros homens, numa sociedade individualista, nascida da produção para o mercado que, por suas características específicas, possibilita a manifestação do trágico no mundo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Cabral, Universidade Federal de Alagoas

Professor Doutor ”“ UFAL, Maceió - AL

Referências

Baudelaire, Charles. O spleen de Paris: pequenos poemas em prosa. Trad. de Leda Tenório da Mota. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
Berman, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Perspectiva, 1990.
Harvey, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
Hutcheon, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
Magalhães, Belmira. A festa de Ivan Ângelo: uma abordagem lukacsiana ou da impossibilidade da festa à festa possível. Maceió: edUFAL, 2007.
Santiago, Silviano. “O narrador pós-moderno”. In: _______. Nas malhas das letras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Scliar, Moacyr. “História porto-alegrense”. In: Antônio, João (org.). O moderno conto brasileiro: antologia escolar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
Williams, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Downloads

Publicado

27-10-2010

Como Citar

Cabral, O. (2010). A circularidade trágica da contradição no conto “História porto-alegrense”, de Moacyr Scliar. Revista Cerrados, 18(28). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25427

Edição

Seção

Forma literária e senso histórico-social

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.