Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças / Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida: the script of the pain in a teaching exercise

Autores

  • Otávio Cabral
  • Belmira Magalhães

Resumo

Comeram dom pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças Este estudo busca caracterizar o trágico moderno, na peça Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida, objetivando demonstrar que, na modernidade, o trágico se estabelece a partir do cotidiano dos seres humanos e é determinado pelo conflito que estes são levados a travar, num mundo regido pelo capital. A análise assinala a fome como a consumação do trágico e demonstra que a construção fragmentada confere ao texto uma mobilidade, tratando as condições sociais como acontecimentos em processo, em que o ser humano é o principal objetivo. Palavras-chave: trágico; moderno; contradição; fome. Comeram dom pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças The present study aims to characterize the modern tragic in the play Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida, having the objective to point out that, in modernity, the tragic establishes itself from human beings’ everyday lives and it is determined by the conflict the latter are drawn to face in a world ruled by the capital. The analysis marks out hunger as the consummation of the tragic and shows that the fragmented construction renders mobility to the text, by treating social conditions as events in process, in which the human being is the main objective. Keywords: tragic; modern; contradiction; hunger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2010

Como Citar

Cabral, O., & Magalhães, B. (2010). Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças / Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida: the script of the pain in a teaching exercise. Revista Cerrados, 19(29). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14034

Edição

Seção

Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas