Em busca do núcleo des-criativo da escrita poética
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19641Palavras-chave:
Escrita poética. des-criação. Potência. Lógica imaginativaResumo
Trata-se de uma reflexão que focaliza o ato criativo em arte e em literatura a partir da concepção de lógica imaginativa ou analógica, conforme Valery, e do conceito de descriação, como potência, em seu estado de contingência absoluta de não ocorrer/ocorrer, centro do ato criativo segundo o filósofo italiano Giorgio Agamben. A escrita proustiana será uma das referências para as correlações com a memória involuntária, a lógica imaginativa e a descriação enquanto potência e não-acabamento.
Downloads
Referências
_____. A potência do pensamento. In: A potência do pensamento. Ensaios e conferencias. Tradução António Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2015, p. 253-254.
_____. A potência do pensamento. In: A potência do pensamento. Ensaios e conferencias. O que é o ato da criação? In: O fogo e o relato. Ensaios sobre criação, escrita, arte e livros. Tradução Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018, p.59-81.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Edição crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975.
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: _____. A potência do pensamento. In: A potência do pensamento. Ensaios e conferencias. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e politica. Tradução Sergio Paulo Rouanet.vol.1. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 36-49.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PROUST, Marcel. No caminho de Swann. Vol.1. Tradução Mario Quintana. Porto Alegre; Rio de Janeiro: Editora Globo, 1981.
SALLES, Cecilia Almeida. O gesto inacabado. 6a. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
VALERY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci e Poesia e pensamento abstrato. In: BARBOSA, João Alexandre (org.). Variedades. Tradução Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991, p.137- 166; p. 201-218.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )