Uma análise sobre o possível lugar da literatura francesa contemporânea na realidade sociocultural brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40769Palavras-chave:
Choix Goncourt. Literatura Francesa Contemporânea. Competência Intercultural. Francês como Língua Estrangeira. FOU littéraire.Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir da participação do Club de Lecture da UFF, I e II edições, organizado para discutir a realização do Choix Goncourt Brésil. Trata-se de um desdobramento das reflexões do Club em torno de duas obras literárias do referido prêmio, Frère d’âme (2019) e Soif (2020). A proposta centra-se em analisar potenciais colaborações para a difusão da literatura francesa contemporânea na Educação Básica (EB), por meio do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Tal escolha justifica-se porque ambas se mostraram pertinentes para uma abordagem que contempla a Competência Intercultural (CI), sustentada por Pinheiro-Mariz (2014), favorecendo as trocas culturais no trabalho possível com o texto literário em sala de aula no Brasil, em particular no que tange à violência e à religião, conforme preconiza o Français sur Objectif Universitaire - FOU littéraire (MANGIANTE & RAVIEZ, 2015).
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