Natividade, de Alberto Moravia

Autores

  • Rafael Costa Mendes Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Mattia Delmondo Université de Savoie Mont-Blanc

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscopio.v4i1.27000

Resumo

A existência mundana e entediante de Matteo é revolvida pela novidade que sua esposa, Maria, anuncia: eles logo teriam um bebê. Por meio de um olhar altivo de um homem que encarna todos os vícios da burguesia italiana durante o regime fascista, Moravia coloca em cena uma espetacular aparição noturna de Maria, em uma ambígua coabitação entre o real e o mágico. Escritura realista ou paródia do acontecimento religioso, “La Natavità” é um dos primeiros contos de Alberto Moravia, que carrega consigo a veia surrealista e satírica em voga na produção narrativa italiana dos anos 40.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Costa Mendes, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Rafael Costa Mendes é atualmente professor contratado de português norme brasileira na Universidade Bordeaux Montaigne e doutorando na Universidade Sorbonne-Nouvelle - Paris 3, junto ao laborat´ório THALIM, sob a orientação do professor doutor Serge Martin. Sua tese em preparação se intitula "Poétique du rythme : étude comparée des traductions bibliques de Henri Meschonnic et Haroldo de Campos". Seu campo de interesses compreende teorias da linguagem no século XX, teoria do ritmo, poética, traductologia, história da tradução bíblica e transferência cultural.

Mattia Delmondo, Université de Savoie Mont-Blanc

Mattia Delmondo ensina língua e civilização italianas na Universidade Bordeaux Montaigne. Atualmente, ele está trabalhando em uma tese sobre as narrativas surrealistas e satíricas de Alberto Moravia, dirigida por Angelo Colombo (Universidade de Savoie Mont Blanc) e Paolo Tamassia (Universidade de Trento). Entre suas obras mais recentes estão Fenomenologia dello spettro : fantasmi, miraggi e demoni nella narrativa di Alberto Moravia, in Spettralità. Tra rappresentazioni classiche e nuove emergenze (Lubrina, Bergamo, 2019) e La tragi-comédie de l’altérité dans «Moi et lui» d’Alberto Moravia, in Facettes de l'altérité. Société, culture, identité (PUFC, Besançon, 2019).

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Costa Mendes, R., & Delmondo, M. (2020). Natividade, de Alberto Moravia. caleidoscópio: Literatura E tradução, 4(1), 135–145. https://doi.org/10.26512/caleidoscopio.v4i1.27000