Arquivos e rituais no Tucumán colonial

o legado de Mariza Peirano em contextos inesperados

Autores

  • Silvina Smietniansky

DOI:

https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v41i1.2016/6543

Palavras-chave:

homenagem, arquivos, rituais, Tucumán, Mariza Peirano

Resumo

Ao escrever este texto me perguntava o que eu poderia dizer a respeito de uma questão sobre a qual seguramente muito foi dito, o tema “Etnografia e Rituais” na obra e na trajetória da Mariza Peirano.1 Achei então que poderia refletir sobre como seus aportes influenciaram minhas próprias pesquisas e, através desse breve exercício, dar conta de como seu trabalho traspassou as fronteiras temporais e nacionais. Todas as perguntas que surgiram como eixos que organizaram este artigo me levavam para o vínculo entre orientadora e orientanda, contexto no qual fui me aproximando com mais precisão de suas ideias e perspectivas sobre a etnografia e o estudo dos rituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSTIN, John L. 1975. How to do things with words. Cambridge, MA: Harvard University Press. Publicado originalmente em 1955.
BOIXADÓS, Roxana. 1994. Fundaciones de ciudades como rituales: análisis de tres casos en el contexto de la conquista del Tucumán colonial. Anuário Antropológico, 92:145-178.
BURKE, Peter. 2005. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CAÑEQUE, Alejandro. 2004. The king’s living image: the culture and politics of viceregal power in Colonial Mexico. New York: Routledge.
COHN, Bernard. 1980. “History and Anthropology: the state of play”. Comparative Studies of Society and History, 22(2):198-221.
______. 2001. “Un antropólogo entre los historiadores: un informe de campo”. Desacatos, 7:23-35. Publicado originalmente em 1962.
CURCIO-NAGY, Linda A. 2004. The great festivals of colonial Mexico City: performing power and identity. Unites States: University of New Mexico Press.
GLUCKMAN, Max. 1962. “Les rites de passage”. In: ______. (ed). Essays on the ritual of social relations. Manchester: Manchester University Press. pp. 1-52.
JAKOBSON, Roman. 1971. Selected writings, v. 2. The Hague: Mouton.
KONDO, Dorinne. 1985. “The way of tea”. Man, 20: 287-306.
LEACH, Edmund R. 1976. Sistemas políticos de la Alta Birmania: estudio sobre la estructura social Kachin. Barcelona: Anagrama. Publicado originalmente em 1954.
______. 2000. “Ritualization in man”. In: ______. The essential Edmund Leach (Stephen Hugh-Jones & James Laidlaw, eds.). New York: Yale University Press. v. 1, pp. 158-165. Publicado originalmente em 1966.
MALINOWSKI, Bronislaw. 1930. “The problem of meaning”. In: Charles K. Ogden & Ivor A. Richards (eds.). The meaning of meaning. 3ª ed. London: Kegan Paul. pp. 296-336.
ORTEMBERG Pablo. 2014. Rituales de poder en Lima (1735”“1828): de la monarquía a la república. Perú: Fondo Editorial PUCP.
PEIRANO, Mariza. 1991. “Os antropólogos e suas linhagens”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 16:43-50.
______. 1993. “As árvores Ndembu: uma reanálise”. Anuário Antropológico, 90:9-64.
______. 1994. “A favor da etnografia”. Anuário Antropológico, 92:197-223.
______. 2001. O dito e o feito: ensaios de antropología dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
______. 2004. “A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em antropologia”. Série Antropologia, 349.
______. 2013. “People and ideas travel together: Tambiah’s approach to ritual and cosmology in Brazil”. In: Felicity Aulino, Miriam Goheen & Stanley Tambiah (eds.). Radical egalitarianism: local realities, global relations. New York: Fordham University Press.
SMIETNIANSKY, Silvina. 2013. Ritual, tiempo y poder: una aproximación antropológica a las instituciones del gobierno colonial (Gobernación del Tucumán, siglos XVII y XVIII). Rosario: Prohistoria.
TAMBIAH, Stanley J. 1968. “The magical power of words”. Man, 3(2):175-208.
______. 1985. Culture, thought and social action. Cambridge: Harvard University Press.
THOMPSON, Edward P. 1992. “Folklore, antropología e historia social”. Entrepasados: Revista de Historia, 2:63-86. Publicado originalmente em 1976.
TURNER, Victor. 1999. La selva de los símbolos: aspectos del ritual ndembu. México: Siglo XXI. Publicado originalmente em 1967.
ZEMON DAVIES, Natalie. 1993. “Cencerrada, honor y comunidad en Lyon y Ginebra en el siglo XVII”. In: ______. Sociedad y cultura en la Francia Moderna. Barcelona: Crítica. Publicado originalmente em 1965.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Smietniansky, Silvina. 2018. “Arquivos E Rituais No Tucumán Colonial: O Legado De Mariza Peirano Em Contextos Inesperados”. Anuário Antropológico 41 (1):265-81. https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v41i1.2016/6543.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.