Uma introdução brasileira à antropologia
Palavras-chave:
AntropologiaResumo
A maior promessa de Relativizanão, * de Roberto da Matta, é a de que a antropologia social no Brasil está adquirindo uma perspectiva própria. Temos aqui não só uma introdução, mas um depoimento-testemunho do que é ser um antropólogo social e, especialmente, um antropólogo social brasileiro. Esta não é a primeira vez que se escrevem “ Introduções” no cenário das ciências sociais no Brasil, embora, é verdade, tenha havido um hiato de algumas dezenas de anos desde que, nos anos quarenta, uma quantidade considerável de textos introdutórios foram publicados. Estes trabalhos ”” entre eles cs Princípios de Sociologia de Fernando de Azevedo, o Teoria e Pesquisa em Sociologia de Donald Pierson, o Sociologia de Gilberto Freyre, o Dicionário de Etnologia e Sociologia de Herbert Balduz e Emílio Willems 1 â– ”” visavam, antes de tudo, uma sistematização dos conhecimentos sociológicos então atingidos e destinavam-se à formação teórica dos alunos de escolas superiores e de escolas normais.
Downloads
Métricas
Referências
DUMONT, Louis. Religion, politics and history in India. Mouton, 1970.
FERNANDES, Florestan. Desenvolvimento histórico-social da sociologia no Brasil. Anhembi (parte ID, 1957.
MATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e herois. Rio de Janeiro, Zddiâr 1979 ’Relativizando: uma introdução à antropologia social. Petrópolis, Vozes, 1981a. _ _ Universo do carnaval: imagens e reflexões. Edições Prnakotheke, 1981b
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1982 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.