A cidade como cena

Autores

  • Maria Luiza Heilborn

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

O livro Antropologia dos Grupos Urbanos de Rubem Oliven * vem somar-se aos esforços de consolidação desse campo de interesse entre nós. Livro sucinto, mas cujas pretensões ”” fornecer um panorama da problemática envolvida na investigação da cidade ”” são amplamente alcançadas. Com critério, espírito didático e linguagem acessível aos não iniciados, Oliven apresenta as questões clássicas da antropologia urbana, seus principais autores, bem como uma visão do estágio atual das pesquisas sobre cidades latino-americanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARNEIRO, Sandra. “Balão no Céu, Alegria na Terra: um Estudo Sobre as Representações e a Organização Social dos Baloeiros”. Rio de Janeiro, MN/PPGAS, dissertação de Mestrado, 1982.
HEILBORN, Maria Luiza. “Conversa de Portão:: Juventude e Sociabilidade em um Subúrbio Carioca” . Rio de Janeiro, Museu Nacional, dissertação de Mestrado, 1984.
DA MATTA, Roberto. “Ofício do Etnólogo ou Como Ter Anthropological Blues. Boletim do Museu Nacional, Rio de Janeiro, n.° 27, 1974.
GORAN, Therbom. The Ideology oi Power And The Power of Ideology. Londres, NLO, 1980.
VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
--------------------- . “O Antropólogo pesquisando em sua cidade: sobre conhecimento e heresia”, In O Desafio da Cidade. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
------------- -------- â– . “Observando o familiar” . In Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
VELHO, Gilberto & Luis Antonio MACHADO. A organização social do meio urbano. Anuário Antropológico/76, 1976.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Heilborn, M. L. (2018). A cidade como cena. Anuário Antropológico, 10(1), 318–325. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6372

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)