O memorial como o reverso do projeto: a trajetória acadêmica de Carla Costa Teixeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9687

Palavras-chave:

Memorial, Trajetória, Carla Costa Teixeira

Resumo

Comentar a carreira de uma pesquisadora produtiva e criativa como Carla Costa Teixeira não é tarefa fácil. Tive a honra de fazer parte de seu concurso para Professora Titular de Antropologia da Universidade de Brasília em 2020 e pude examinar seu memorial. Chama a atenção como ela pesquisou temas diferentes, ao mesmo tempo em que manteve algumas questões teóricas centrais em sua trajetória intelectual. Ela começou estudando mulheres, menores e afrodescendentes. A seguir, ao se mudar para o Distrito Federal, onde cursou o doutorado e depois foi professora da Universidade de Brasília, focou sua atenção no Congresso, estudando primeiro a bancada feminina e depois a questão do decoro parlamentar. Em Brasília ela desenvolveu a linha de pesquisa “antropologia política da saúde”. Depois pesquisou instituições como o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a Associação Portuguesa de Antropologia. O impeachment da Presidente Dilma Rousseff fez com que ela retornasse a questão do Congresso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruben George Oliven, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vice-presidente para a Região Sul da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira e o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica em Antropologia. Em 2018 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Referências

Carla Costa Teixeira, «Do mundo das mulheres à etnografia das instituições. Um traçado em retrospectiva», Anuário Antropológico [Online], v.47 n.2 | 2022, posto online no dia 01 julho 2022, consultado o 17 junho 2023. URL: http://journals.openedition.org/aa/9679; DOI: https://doi.org/10.4000/aa.9679

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Oliven, Ruben George. 2023. “O Memorial Como O Reverso Do Projeto: A trajetória Acadêmica De Carla Costa Teixeira”. Anuário Antropológico 47 (2):63-66. https://doi.org/10.4000/aa.9687.

Edição

Seção

PPGAS 50 Anos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.