O memorial como o reverso do projeto: a trajetória acadêmica de Carla Costa Teixeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9687

Palavras-chave:

Memorial, Trajetória, Carla Costa Teixeira

Resumo

Comentar a carreira de uma pesquisadora produtiva e criativa como Carla Costa Teixeira não é tarefa fácil. Tive a honra de fazer parte de seu concurso para Professora Titular de Antropologia da Universidade de Brasília em 2020 e pude examinar seu memorial. Chama a atenção como ela pesquisou temas diferentes, ao mesmo tempo em que manteve algumas questões teóricas centrais em sua trajetória intelectual. Ela começou estudando mulheres, menores e afrodescendentes. A seguir, ao se mudar para o Distrito Federal, onde cursou o doutorado e depois foi professora da Universidade de Brasília, focou sua atenção no Congresso, estudando primeiro a bancada feminina e depois a questão do decoro parlamentar. Em Brasília ela desenvolveu a linha de pesquisa “antropologia política da saúde”. Depois pesquisou instituições como o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a Associação Portuguesa de Antropologia. O impeachment da Presidente Dilma Rousseff fez com que ela retornasse a questão do Congresso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruben George Oliven, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vice-presidente para a Região Sul da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira e o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica em Antropologia. Em 2018 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Referências

Carla Costa Teixeira, «Do mundo das mulheres à etnografia das instituições. Um traçado em retrospectiva», Anuário Antropológico [Online], v.47 n.2 | 2022, posto online no dia 01 julho 2022, consultado o 17 junho 2023. URL: http://journals.openedition.org/aa/9679; DOI: https://doi.org/10.4000/aa.9679

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Oliven, Ruben George. 2023. “O Memorial Como O Reverso Do Projeto: A trajetória Acadêmica De Carla Costa Teixeira”. Anuário Antropológico 47 (2):63-66. https://doi.org/10.4000/aa.9687.

Edição

Seção

PPGAS 50 Anos
Share |