Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista

Autores

  • Célia Barbosa da Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria Beatriz Lima Herkenhoff Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12665

Palavras-chave:

Educação, Estado, Política social

Resumo

Este artigo apresenta a educação, a partir do debate de três grandes correntes filosóficas, que a interpretam como: redenção, reprodução e transformação. Na primeira perspectiva, a política de educação é vista como instrumento para a coesão social; na segunda, a mesma é analisada como mecanismo do Estado para a manutenção do sistema capitalista, reproduzindo os interesses da classe dominante; e na terceira, é compreendida como sendo perpassada de contradições decorrentes da correlação de forças antagônicas existentes entre as classes sociais, tornando-se um instrumento de constituição da hegemonia do sistema capitalista, procurando responder às necessidades de reprodução do capital e da força de trabalho, ao mesmo tempo em que pode se constituir ferramenta da classe trabalhadora.  

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Biografia do Autor

Célia Barbosa da Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Maria Beatriz Lima Herkenhoff, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestrado em Psicologia pela UFES. Doutorado em Serviço Social pela PUCSP. Professora no Curso de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social da UFES.

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Publicado

07-03-2012

Como Citar

PEREIRA, Célia Barbosa da Silva; HERKENHOFF, Maria Beatriz Lima. Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 35–64, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12665. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12665. Acesso em: 23 nov. 2024.