Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista

Autores/as

  • Célia Barbosa da Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria Beatriz Lima Herkenhoff Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12665

Palabras clave:

Educação, Estado, Política social

Resumen

Este artigo apresenta a educação, a partir do debate de três grandes correntes filosóficas, que a interpretam como: redenção, reprodução e transformação. Na primeira perspectiva, a política de educação é vista como instrumento para a coesão social; na segunda, a mesma é analisada como mecanismo do Estado para a manutenção do sistema capitalista, reproduzindo os interesses da classe dominante; e na terceira, é compreendida como sendo perpassada de contradições decorrentes da correlação de forças antagônicas existentes entre as classes sociais, tornando-se um instrumento de constituição da hegemonia do sistema capitalista, procurando responder às necessidades de reprodução do capital e da força de trabalho, ao mesmo tempo em que pode se constituir ferramenta da classe trabalhadora.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Barbosa da Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Maria Beatriz Lima Herkenhoff, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestrado em Psicologia pela UFES. Doutorado em Serviço Social pela PUCSP. Professora no Curso de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social da UFES.

Citas

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985, 11. reimpr. (Introdução crítica de José Augusto Guilhon Albuquerque).

ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSSELA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 6. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p. 31-80. (Coleção questões da nossa época, n. 19).

BUFFA, E. Educação e cidadania burguesas. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSSELA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 13. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p. 11-30. (Coleção questões da nossa época, n. 19).

COSTA, M. A educação em tempos de conservadorismo. In: GENTILI, P. (Org). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 43-76.

COUTINHO, C. N. Teoria “ampliada” do Estado. In:______. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 119-143.

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, L. C. Reflexões sobre a luta de classes no interior da escola pública. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 95-109.

FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, P. (Org). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 77-108.

GONÇALVES, S. R. Classes sociais, lutas de classes e movimentos sociais. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 65-94.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989 (Coleção Perspectivas do Homem, v. 48, série Filosofia).

______. O moderno príncipe. In: ______. Maquiavel, a política e o estado moderno. Tradução Luiz Mário Gazzaneo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 3-102.

HIDALGO, A. M. De “educação para responsabilização individual” para “educação e consciência de classe”. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 125-138.

KONDER, L. Marx e a sociologia da educação. In: TURA, M. L. R. (Org.). Sociologia para educadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006. p. 11-23.

LUCKESI, C. C. Educação e Sociedade: redenção, reprodução e transformação. In: _____. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. p. 37-52.

MARX, K. Processo de trabalho e processo de produzir mais-valia. In: _____. O Capital: crítica da economia política. Livro I. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 211-219.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Vida, 1977.

SANCHÉZ VÁSQUEZ, A. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SANTOS, A. Mundialização, educação e emancipação humana. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 39-47.

SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’água, 2001.

TRASPADINI, R. Elementos estruturais da educação popular e os movimentos camponeses do Brasil. Em Pauta. Rio de Janeiro, Uerj, v. 7, n 25, p. 87-112, jul. 2010.

TURA, M. L. R. Durkheim e a educação. In: ____ (Org.). Sociologia para educadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006. p. 8-61.

Publicado

2012-03-07

Cómo citar

PEREIRA, Célia Barbosa da Silva; HERKENHOFF, Maria Beatriz Lima. Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 35–64, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12665. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12665. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.