MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA E “DEMOCRACIA VULGAR” NA PARTICULARIDADE DA FORMAÇÃO HISTÓRICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Douglas Ribeiro Barboza Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v17i36.13414

Palabras clave:

Democracia vulgar, Capitalismo, Brasil

Resumen

O estudo objetiva analisar a relação entre os processos de modernização capitalista no Brasil e as mediações históricas sobre as quais se consolida o que Marx denomina como democracia (vulgar). A maneira através da qual o liberalismo se conformou na particularidade brasileira foi capaz de revelar a essência da restritividade democrática que foi ocultada pela forma do capitalismo e liberalismo na Europa. A importância do debate encontra-se na necessidade de desmistificação da discussão em torno do caráter do liberalismo e da democracia nos marcos do capitalismo brasileiro o qual, mesmo nas direções mais críticas, resvala numa análise comparativa com os processos europeus, e, de forma mais, grave, numa crítica efetivada a partir do próprio auto-elogio que o liberalismo evoca para si. Buscaremos, também, compreender a relação entre a consolidação do caráter extremo de vulgaridade democrática do simulacro brasileiro e as transformações societárias engendradas pelo atual estágio de desenvolvimento capitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Ribeiro Barboza, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto do Curso de Serviço Social (DECSO/ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenador do Programa de Estudos e Pesquisas em Lutas Sociais, Trabalho e Política na Realidade Brasileira (PROLUTA)

Citas

CARDOSO, Miriam L. Ideologia do desenvolvimento, Brasil: JK-JQ. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

COUTINHO, C. N. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas, 3. ed. ampliada, Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

______. A hegemonia da pequena política. BRAGA, R.; OLIVEIRA, F. de; RIZEK, C. (Orgs.). Hegemonia à s avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 29-43.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

______. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 3. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

______. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981b.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 6 v.

IANNI, Octavio. Escravidão e racismo. São Paulo: Hucitec, 1978.

______. O ciclo da Revolução Burguesa. Petrópolis: Vozes, 1985.

LEHER, Roberto. Ideologia do desenvolvimento, pobreza e hegemonia. In: MOTA, Ana Elizabete (Org.). Desenvolvimentismo e construção de

hegemonia. Crescimento econômico e reprodução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.

LENIN, V. I. O programa agrário. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas. 1980.

OLIVEIRA, Francisco de. Hegemonia à s avessas. In: OLIVEIRA, F. de; BRAGA, R.; RIZEK, C. (Orgs.). Hegemonia à s avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 21-27.

WEFFORT, Francisco. O populismo na vida política brasileira. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Publicado

2015-11-07

Cómo citar

BARBOZA, Douglas Ribeiro. MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA E “DEMOCRACIA VULGAR” NA PARTICULARIDADE DA FORMAÇÃO HISTÓRICA BRASILEIRA. SER Social, [S. l.], v. 17, n. 36, p. 31, 2015. DOI: 10.26512/ser_social.v17i36.13414. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13414. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos - Temáticos