Subjetividade e hipervulnerabilidade no consumo de pessoas idosas

Authors

  • Leonardo Valesi Valente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Márcia Regina de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0001-8371-3708
  • Frederico Augusto Tavares Junior Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - Eicos - Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-8915-6962
  • Mônica Machado Cardoso Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - Eicos - Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-2558-5426
  • Claudia Reinoso Araújo de Carvalho Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - Eicos - Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0003-4105-9191

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v26i55.51631

Keywords:

Aging., Consumption., Hypervulnerability., Subjectivity., Daily.

Abstract

As relações de consumo envolvem os sujeitos em seus processos
cotidianos, em uma dimensão social das experiências produtivas, atravessadas incessantemente pela subjetividade. O artigo objetiva discutir como pessoas idosas vivenciam suas dificuldades e restrições na sociedade capitalística de consumo, evidenciando aspectos de vulnerabilidade. Partindo do diálogo do conceito de
hipervulnerabilidade no consumo, argumentamos sobre a insuficiência na estrutura intrínseca de justiça e equidade para que pessoas idosas participem das dinâmicas sociais, conforme os riscos de exclusões e as estigmatizações verificadas no consumo. Investimos em um estudo de tema livre, cuja reflexão envolveu campos conceituais e categorias com ênfase nas relações de consumo e de produção de subjetividades. Finalmente, indagamos como o envelhecimento é um processo afetado por tais relações na sociedade de consumo, tendo fatores complexos como ideais de jovialidade, mercado de trabalho, poder aquisitivo, aposentadoria e “ocupismo”, que interferem na produção de subjetividades, no consumo e nos modos de existência das pessoas idosas.

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Published

2024-07-02

How to Cite

VALENTE, Leonardo Valesi; ASSIS, Márcia Regina de; TAVARES JUNIOR , Frederico Augusto; CARDOSO, Mônica Machado; CARVALHO, Claudia Reinoso Araújo de. Subjetividade e hipervulnerabilidade no consumo de pessoas idosas. SER Social, Brasília, v. 26, n. 55, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v26i55.51631. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/51631. Acesso em: 21 nov. 2024.