Sentimentos, sofrimentos e realidades de adolescentes com base na relação Escola, Conselho Tutelar e Saúde Mental

Authors

  • Geraldo Pereira da Silva Júnior Universidade de São Paulo - USP
  • Eunice Teresinha Fávero Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v12i27.12719

Keywords:

Conselho tutelar, Proteção integral, Exclusão social, Sofrimento ético-político

Abstract

Este artigo se baseia em pesquisa realizada junto ao Conselho Tutelar (CT) do município de Jandira ”“ Grande São Paulo ”“ SP, tendo como sujeitos conselheiros tutelares, professores, adolescentes e respectivos responsáveis. Apresenta parte dos resultados, com o intuito de discutir práticas da política de proteção integral realizadas pelo CT, por meio do atendimento de adolescentes oriundos das escolas públicas e posteriormente encaminhados para a Saúde Mental, com a finalidade de tratamento psicológico. Fundamenta-se em alguns estudos do campo social, em especial sobre exclusão social e sofrimento ético-político.

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Author Biographies

Geraldo Pereira da Silva Júnior, Universidade de São Paulo - USP

Mulher transexual cujo nome social é Clara Cavalcante; psicóloga; mestre em Políticas Sociais/Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL/SP; doutoranda em Saúde Pública Universidade de São Paulo - USP.

Eunice Teresinha Fávero, Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - UNICSUL

Mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, licenciada. Docente da graduação e pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Políticas e Práticas Sociais com Famílias.

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Published

2010-07-01

How to Cite

SILVA JÚNIOR, Geraldo Pereira da; FÁVERO, Eunice Teresinha. Sentimentos, sofrimentos e realidades de adolescentes com base na relação Escola, Conselho Tutelar e Saúde Mental. SER Social, Brasília, v. 12, n. 27, p. 189–213, 2010. DOI: 10.26512/ser_social.v12i27.12719. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12719. Acesso em: 17 dec. 2024.

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