A assistência estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18860Palavras-chave:
Programa Nacional de Assistência Estudantil, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), programas, recursosResumo
O objetivo deste artigo é analisar a execução do Programa
Nacional de Assistência Estudantil, a partir das normativas institucionais
dos 38 Institutos Federais de Educação (IFs) e seus campi, para identificar
as ações priorizadas. Realizamos pesquisa documental (51 documentos de todos os 38 IFs). Para o estudo, realizamos análise de conteúdo categorial e temática. Identificamos como está organizado o programa nos institutos em um contexto que se iniciou com a expansão da rede federal e hoje é marcado pelos cortes orçamentários. Nas considerações finais, indicamos como e por que os recursos do programa não contemplam o atendimento universal aos estudantes, que a dualidade do programa separa os pobres dos não pobres, focalizando o atendimento aos mínimos sociais de forma individualizada à queles que mais necessitam, tornando a disputa interna entre os estudantes acirrada e fragmentando suas lutas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.