Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal da Política de Proteção Infanto-juvenil
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14951Palavras-chave:
Política Pública, Criança, Jovem, Violência SexualResumo
O texto apresenta uma reflexão da política de proteção infanto-juvenil no Brasil e em Portugal. Em ambos os países se verifica uma preocupação voltada ao cuidado dessa população nas últimas décadas, por meio da mudança de paradigma quanto ao tratamento e o modus operante. A pesquisa é qualitativa e o método de investigação com análise bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Verifica-se que Brasil e Portugal possuem respectivamente legislação específica como, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Essas leis em ambos os países regulamentam o financiamento das ações de proteção social de crianças e jovens. Também são signatários da Convenção da Criança editada pela Organização das Nações Unidas em 1989. A análise apresenta que há limitações e questionamentos ao modelo social de aplicação dessa política em Portugal e no Brasil.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marlene de Melo Barboza. Abuso e exploração sexual infanto-juvenil feminina e as respostas do poder público e da sociedade civil em João Pessoa. Tese (Doutorado em Serviço Social). Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. xii, 391f.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 1977.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/88, 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
______. Guia escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Benedito Rodrigues dos Santos et al.; Rita Ippólito: coordenação técnica. 2. ed. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos e Ministério da Educação, 2004. 163 p.
______. Lei no 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: SDH, 2010.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Trad. Nathanael C. Caixeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
CASTANHA, Neide. O processo de revisão do plano nacional. Relatório de acompanhamento 2007-2008. Brasília: Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, 2008.
CHAUÃ, M. Cultura e democracia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Año 1, n. 1. Buenos Aires: Clacso, 2008.
FERREIRA, J. M. L. Sistema de protecção à infância em Portugal. Uma área de intervenção e estudo do Serviço Social. Katál, v. 13, n. 2, p. 29-239, jul.-dez./2010.
FIGUEIREDO, Marcos Faria; FIGUEIREDO, Angelina Maria Cheibub. Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica. Cadernos Idesp, n. 15, 1986.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livros, 2008.
GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques. Avaliação de políticas sociais e cidadania: pela ultrapassagem do modelo funcionalista clássico. In: SILVA, Maria Ozanira da Silva e (Org.). Avaliação de políticas e programas sociais: teoria & prática. São Paulo: Veras, 2001.
LEANDRO, Armando. A Criança e o Jovem ”“ Que Direitos? Que Justiça? In: D. Silva, J. Barroso, J. Cóias; R. Bruto da Costa (Orgs.) Actas do Congresso “Os Jovens e a Justiça”, Lisboa: Apport, 1995, p. 27-41.
LIRIO, F. C. L. Avaliação da implementação das ações de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em escolas públicas de ensino fundamental do bairro do Guamá. Belém-PA. (Tese de Doutorado). Belém-PA: Universidade Federal do Pará, 2013.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2009.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
ONU. Convenção Sobre os Direitos da Criança. Adotada pela Assembleia das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_1012 0.htm>. Acesso em: 01/09/2010.
______. Declaração dos Direitos da Criança. Adotada pela Assembleia das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil. Disponível em: <http://www.unicef.org/bra zilpt/resources10120.htm>. Acesso
em: 01/09/2010.
PORTUGAL. Constituição da República Portuguesa. Lei de Base da Seguridade Social, n. 32, 2002.
______. Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, n. 147, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.