A funcionalidade da política social e os limites da emancipação humana na ordem do capital

Autores

  • Ednéia Alves Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v17i37.13436

Palavras-chave:

Política social, Direitos sociais, Emancipação humana

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa teórica construída ao longo do meu percurso acadêmico e que objetiva compreender a natureza das políticas sociais e do direito social na ordem burguesa. Para tanto faz-se necessário resgatar algumas premissas importantes presentes na obra marxiana, tais como mais valia, acumulação de capital, superpopulação relativa, o que inclui também a discussão presente em Marx sobre a questão da emancipação política e da emancipação humana. Neste sentido buscamos analisar, ainda que de forma sumária, como as políticas sociais são um elemento de manutenção e funcionalidade da ordem, podendo ser, de acordo com as interpretações comuns, um entrave para a emancipação humana e não uma forma objetiva de alcança-la. Portanto a desmisitificaçao destas categorias e sua funcionalidade na ordem burguesa é questão fundamental para superação do capitalismo e a construção de uma nova sociabilidade, o comunismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Alves Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente social, doutora em Serviço Social pela UERJ, professora do programa de pós graduação da UFJF, e da graduação, lotada no Departamento de Política e Ação do Serviço Social

Referências

AGLIETTA, Michel. Regulación e crysis del capitalismo. Espanha: Siglo XXI, 1979.

BIHR, Alain. Da grande noite à alternativa. O movimento operário europeu em crise. São Paulo: Boitempo, 2010.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

CHASIN, Jose. Superação do liberalismo. Aulas ministradas durante o curso de pós-graduação em Filosofia Política, promovido pelo Departamento de Filosofia e História da Universidade Federal de Alagoas, de 25/01 a 06/02 de 1988 (transcrição é literal).

COIMBRA, M. A. Será que o marxismo responde à pergunta de como surgem as políticas sociais? In: ABRANCHES, S. H. et al. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

COUTINHO, C. N. Representação de interesses, formulação de políticas e hegemonia. In: TEIXEIRA, S. F. (Org.). Reforma sanitária: em busca de uma teoria. Rio de Janeiro: Abrasco, 1995.

DEL ROSAL, M. C. El capitalismo sueco y los límites del socialismo reformista. Una crítica marxista del modelo Rehn-Meidner (1932-1983). Tese de doutorado. Departamento de Economia Aplicada. Universidad Complutense de Madrid, Madri, 2015.

FIORI, José Luís. Os moedeiros falsos. Petropólis: Vozes, 1997.

LESSA, Sergio. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007

ENGELS, F. Prefácio [As lutas de classes na França de 1848 a 1850, de Karl Marx (1895)]. São Paulo: Boitempo, 2012.

MACEDO, C.; OLIVEIRA, E. A práxis política e a relação do Estado na sociedade de classes. In. OLIVEIRA, E.; LAMAS F. (Orgs.). Pensamento crítico e Ciências Humanas: um caminho para Marx. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

______. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

______. Para a questão judaica. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARX, K.; FRIEDRCH, E. Lutas de classes na Alemanha. São Paulo: Boitempo, 2010.

______. A sagrada família. São Paulo: Boitempo, 2009.

______. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009.

______. Classes sociais e reformismo social: estratégia de conciliação entre capital e trabalho. História Econômica & Economia Regional Aplicada (HEERA). v. 9, n. 15, jul.-dez./2013, p. 150-173. Disponível em: <http://www.ufjf.br/heera>.

______. Os direitos na ordem burguesa: entre a farsa e a tragédia. In. OLIVEIRA, E.; LAMAS F. (Orgs.). Pensamento crítico e Ciências Humanas: um caminho para Marx. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

Downloads

Publicado

06/01/2016

Como Citar

OLIVEIRA, Ednéia Alves. A funcionalidade da política social e os limites da emancipação humana na ordem do capital. SER Social, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 348–367, 2016. DOI: 10.26512/ser_social.v17i37.13436. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13436. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos