Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista

Autores

  • Célia Barbosa da Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria Beatriz Lima Herkenhoff Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12665

Palavras-chave:

Educação, Estado, Política social

Resumo

Este artigo apresenta a educação, a partir do debate de três grandes correntes filosóficas, que a interpretam como: redenção, reprodução e transformação. Na primeira perspectiva, a política de educação é vista como instrumento para a coesão social; na segunda, a mesma é analisada como mecanismo do Estado para a manutenção do sistema capitalista, reproduzindo os interesses da classe dominante; e na terceira, é compreendida como sendo perpassada de contradições decorrentes da correlação de forças antagônicas existentes entre as classes sociais, tornando-se um instrumento de constituição da hegemonia do sistema capitalista, procurando responder às necessidades de reprodução do capital e da força de trabalho, ao mesmo tempo em que pode se constituir ferramenta da classe trabalhadora.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Barbosa da Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Maria Beatriz Lima Herkenhoff, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Assistente Social. Mestrado em Psicologia pela UFES. Doutorado em Serviço Social pela PUCSP. Professora no Curso de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social da UFES.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985, 11. reimpr. (Introdução crítica de José Augusto Guilhon Albuquerque).

ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSSELA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 6. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p. 31-80. (Coleção questões da nossa época, n. 19).

BUFFA, E. Educação e cidadania burguesas. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSSELA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 13. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p. 11-30. (Coleção questões da nossa época, n. 19).

COSTA, M. A educação em tempos de conservadorismo. In: GENTILI, P. (Org). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 43-76.

COUTINHO, C. N. Teoria “ampliada” do Estado. In:______. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 119-143.

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, L. C. Reflexões sobre a luta de classes no interior da escola pública. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 95-109.

FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, P. (Org). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 77-108.

GONÇALVES, S. R. Classes sociais, lutas de classes e movimentos sociais. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 65-94.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989 (Coleção Perspectivas do Homem, v. 48, série Filosofia).

______. O moderno príncipe. In: ______. Maquiavel, a política e o estado moderno. Tradução Luiz Mário Gazzaneo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 3-102.

HIDALGO, A. M. De “educação para responsabilização individual” para “educação e consciência de classe”. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 125-138.

KONDER, L. Marx e a sociologia da educação. In: TURA, M. L. R. (Org.). Sociologia para educadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006. p. 11-23.

LUCKESI, C. C. Educação e Sociedade: redenção, reprodução e transformação. In: _____. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. p. 37-52.

MARX, K. Processo de trabalho e processo de produzir mais-valia. In: _____. O Capital: crítica da economia política. Livro I. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 211-219.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Vida, 1977.

SANCHÉZ VÁSQUEZ, A. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SANTOS, A. Mundialização, educação e emancipação humana. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 39-47.

SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’água, 2001.

TRASPADINI, R. Elementos estruturais da educação popular e os movimentos camponeses do Brasil. Em Pauta. Rio de Janeiro, Uerj, v. 7, n 25, p. 87-112, jul. 2010.

TURA, M. L. R. Durkheim e a educação. In: ____ (Org.). Sociologia para educadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006. p. 8-61.

Downloads

Publicado

07-03-2012

Como Citar

PEREIRA, Célia Barbosa da Silva; HERKENHOFF, Maria Beatriz Lima. Ensaios para compreensão da função da educação no sistema capitalista. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 35–64, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12665. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12665. Acesso em: 13 out. 2024.