Mediação da informação e mediação cultural:
concepções e entrelaçamentos sob a ótica das apropriações e dos protagonismos social e cultural
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n2.2023.47048Palavras-chave:
Mediação da informação, Mediação cultural, Apropriação da informação, Protagonismo social, Protagonismo culturalResumo
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo analisar concepções teóricas e pragmáticas acerca da mediação da informação e mediação da cultura, refletindo sobre seus entrelaçamentos e apropriações que visam o desenvolvimento e fortalecimento dos protagonismos sociais e culturais dos sujeitos envolvidos nesses processos. Metodologia: A pesquisa se configura como bibliográfica com abordagem qualitativa. Resultados: São apresentadas as concepções e relações entre a mediação da informação e a mediação cultural, levando em consideração os aspectos sociais e culturais que perpassam por esses processos e que favorecem o exercício de ações protagonistas que são possibilitadas pelas apropriações desses fenômenos. Conclusões: Constatou-se que tanto a apropriação da informação quanto a apropriação da cultura são essenciais para a produção de sentidos e para os processos de significação por parte dos sujeitos, constituindo-se como insumos básicos para desenvolver e ampliar suas ações como protagonistas socioculturais.
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