As notas do ENEM e do PISA e a ausência de bibliotecas escolares no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616

Palavras-chave:

biblioteca escolar. hábito de leitura.

Resumo

O editorial comenta a importância da existência da biblioteca escolar no contexto brasileiro. Aponta que os fracos resultados obtidos pelos estudantes nos exames do ENEM e do PISA podem estar correlacionados com a ausência da biblioteca no contexto escolar. Além disso, são comentados os  artigos incluídos no primeiro número de 2020 da Revista  Ibero-Americana de Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

É graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB, 1968), mestrado em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), doutor (Ph. D.) em Library Science pela University of Michigan ( EUA,1982), e estágio de pós-doutorado na University of Michigan (1996-97). Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca digital (UnB-FCI). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Na UnB ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central (em dois períodos). Publicou os livros: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983); Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984); Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994); Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2a. ed., 2016); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti; Manual de fontes de informação (2.ed. 2020); Manual de estudo de usuários da informação (2015), com Sueli Amaral e Edmundo Dantas. Atua na pesquisa e docência nas áreas de informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários e biblioteca universitária. Editor da Revista Ibero-americana de Ciência da Informação [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/index]; é colunista do blog Biblioteca do Bibliotecário [ https://www.facebook.com/bibliotecadobibliotecario/].

Referências

CUNHA, Murilo Bastos da. A ausência da biblioteca escolar e o meio milhão de zeros no ENEM. Infohome, janeiro 2015. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=880 Acessado em: 2 jan. 2020.

DEMO, Pedro. Brasil no PISA 2018. UnB Notícias, 9 dez. 2019. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/artigos-main/3741-brasil-no-pisa-2018 Acessado em: 5 de jan. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). ENEM. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem Acessado em 5 de jan. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). PISA. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa Acessado em: 5 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Cunha, M. B. da. (2020). As notas do ENEM e do PISA e a ausência de bibliotecas escolares no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 1–4. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>