O papel dos arquivos das instituições federais de ensino superior e a experiência do Arquivo Central da Universidade de Brasília

Autores

  • Cynthia Roncaglio Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2227

Palavras-chave:

Universidade de Brasília, arquivologia, arquivos, universidades, Brasil, instituições de ensino, legislação

Resumo

As Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, assim como outras instituições da administração pública, são detentoras de arquivos formados em decorrência das suas atividades ”“ no caso das IFES, atividades administrativas e acadêmicas decorrentes das suas funções finalísticas: ensino, pesquisa e extensão. Ao longo da sua existência as IFES adotaram procedimentos diversos de organização e tratamento dos documentos arquivísticos, não necessariamente baseados em conhecimentos técnico-científicos da Arquivologia. Isto, em parte, porque a legislação arquivística, que estabelece uma série de normativas sobre o assunto, teve início apenas nos anos 1990. Recentemente, percebe-se a influência crescente da Arquivologia na (re)estruturação dos arquivos das IFES e o estabelecimento de normativas federais próprias para os arquivos de universidades. Tal fenômeno tem a ver, em certa medida, com o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), ”“ com a consequente expansão dos cursos de Arquivologia no país e contratação de arquivistas para atuar nas instituições universitárias e também com a Lei de Acesso à Informação de 2011. Este artigo visa a descrever algumas dessas transformações e apresentar a experiência do Arquivo Central (ACE) da Universidade de Brasília (UnB) referente às estratégias de visibilidade e sensibilização da comunidade universitária para a importância dos arquivos para a administração, ensino, pesquisa e extensão.

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Biografia do Autor

Cynthia Roncaglio, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em História, mestre em História do Brasil e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Detém notória especialização na área de Gestão Documental reconhecida pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Trabalhou no Arquivo Público do Paraná, entre 1995 e 2002, na assessoria à gestão documental e Coordenação do Arquivo Permanente da instituição, e na Prefeitura Municipal de Curitiba, entre 2002-2004), na qual participou da equipe que implementou a gestão documental e criou o Arquivo Público Municipal de Curitiba. Realizou diversos projetos públicos e privados de pesquisa histórica. É professora-adjunta III da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), atuando no Curso de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF). Foi coordenadora do Curso de Arquivologia da UnB entre 2008 e 2010). Diretora do Arquivo Central da Universidade de Brasília desde abril de 2013. . É líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Teóricos da Arquivologia (FHETA) e membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI). Possui experiência nas áreas de História, Meio Ambiente e Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, patrimônio cultural e natural, arquivo permanente, gestão de documentos e políticas públicas informacionais.

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Como Citar

Roncaglio, C. (2016). O papel dos arquivos das instituições federais de ensino superior e a experiência do Arquivo Central da Universidade de Brasília. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 178–194. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2227

Edição

Seção

Artigos