O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas

Autores

  • Julia Supo Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

Palavras-chave:

Acesso à informação., Bibliotecas digitais., Bibliotecas universitárias., Competência em informação., Estudo de usuários., Internet., Povos indígenas., Universidade de Brasília.

Resumo

Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.

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Biografia do Autor

Julia Supo, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

Mestre em Educação pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, 2011). Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática Universitária, Pedagogia e Currículo da Educação Superior. Graduada em Educação, especialização em Filosofia e Ciências Sociais (UNMSM, 2007). Possui estudos de doutorado em Filosofia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2014). Atualmente é Mestranda e Bolsista em Ciências da Informação no Grupo Gestão da informação pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou como professora na Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru (2012-2015). Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Dereito e Ciência Política da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho - Peru (2012-2015).

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madrid. Tem experiência na área de ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal onde desenvolveu atividades de fomento a pesquisa. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, onde permaneceu até o final de 2016. Em 2011 foi incluído no Whos Who in the World 2011, a Whos who in America Publication, Marquis Whos Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em http://www.marquiswhoswho.com. De 2013 até 2015 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DOU 236). Em janeiro de 2014 foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. Em março de 2017 aposentou-se da UnB e passou a ser Pesquisador Colaborador Senior da mesma Universidade.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Supo, J., & Suaiden, E. J. (2018). O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 625–644. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

Edição

Seção

Artigos