Análise do nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45127Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Nível de maturidade, Tecnologia da informação, Institutição p´ública de ensino superiorResumo
A Gestão do Conhecimento, enquanto subárea da Ciência da Informação, tem por temática a análise de sua Maturidade, que visa identificar o estágio em que determinada Instituição se posiciona, aliando a teoria à prática. As Instituições Públicas de Ensino Superior são objetos desta temática, haja vista que se fundam sobre o conhecimento, com vistas a promover serviços à sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa é regida pelo objetivo de analisar o nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma Instituição Públicas de Ensino Superior, situada em Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação descritiva-quantitativa, que faz de um survey on-line e dos critérios Kaiser-Meyer-Olkin, Alfa de Cronbach e r de Pearson junto ao p-valor para conferir dimensionalidade, confiabilidade e validade aos indicadores criados. A Média, Desvio Padrão e Intervalo de Confiança 95% são utilizados para o computo da Maturidade. Por resultado, a Instituição Públicas de Ensino Superior analisada se posiciona no nível de maturidade dois de cinco níveis possíveis, sendo apresentadas 10 ações para sua elevação ao próximo estágio. A análise de outras Instituições Públicas de Ensino Superior é sugestão de pesquisa futura, de modo a realizar um estudo comparativo de Maturidade da Gestão do Conhecimento em Instituições brasileiras.
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