O conceito de memória na ciência da informação no Brasil: uma análise da produção científica dos programas de pós-graduação

Autores/as

  • Eliane Braga de Oliveira Universidade de Brasília - UnB

Palabras clave:

archivologia, memoria, ciencia de la información

Resumen

Pesquisa descritiva e explicativa que tem como objetivo compreender como a Ciência da Informação (CI) se apropria de conceitos, partindo do caso específico da apropriação e da reformulação do conceito de memória na produção científica da área no Brasil. Adota como referencial teórico o modelo de construção do conhecimento proposto por Wersig, conforme o qual, a Ciência da Informação deve tecer uma rede conceitual a partir da reformulação de modelos genéricos e interconceitos. Estabelece, como hipóteses, que a apropriação do conceito de memória na Ciência da Informação, no Brasil, acompanha tendências presentes na literatura internacional, sendo, também, influenciada por dois fatores relacionados às condições de produção das mensagens: o contexto e seus produtores. Os objetivos específicos são: identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção intelectual da CI no Brasil; verificar a existência de relações entre a produção de trabalhos sobre memória e a área de graduação dos autores e/ou ao programa de pós-graduação em CI nos quais os trabalhos foram produzidos. A produção científica da área é o campo empírico da pesquisa. A literatura internacional é representada pelos artigos indexados na base Library and Information Science Abstracts (LISA), enquanto a literatura nacional é representada pelos artigos publicados nos periódicos especializados, pelas teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em CI e pelas comunicações apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIBs). Adota a pesquisa documental e bibliográfica como procedimento e, como método, a análise de conteúdo. Para a análise quantitativa dos dados, utiliza-se do Corpógrafo, plataforma de análise sobre corpora. Os resultados obtidos evidenciam a pouca relevância do tema na literatura da área. Foi possível observar que a apropriação do conceito de memória na CI, no Brasil, acompanha parcialmente a literatura internacional, especialmente, no que se relaciona à informação como componente da memória social. Questões presentes na literatura internacional, relativas à memória como capacidade biológica e às memórias artificiais possibilitadas pelas novas tecnologias não se constituem em pólos de interesse, limitando-se à contribuição pontual de alguns autores. A origem acadêmica dos autores, definida pela sua graduação, mostrou ser a variável mais significativa na produção de estudos sobre o tema, desenvolvidos, em sua maioria, por egressos de cursos cujo objeto de estudo é o documento: Biblioteconomia, História e Museologia. Verificou-se que os autores mais produtivos são egressos de programas de pós-graduação em CI, mas não desenvolvem suas pesquisas nesses programas, apesar de divulgarem seus estudos em periódicos e eventos específicos da Ciência da Informação. Verificou-se, ainda, a existência de um núcleo de estudos teóricos sobre memória, tendência não identificada na literatura internacional. O estudo confirmou parcialmente as hipóteses formuladas, constatando a apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação no Brasil, em apenas um dos aspectos identificados na literatura internacional, o aspecto social. Essa apropriação mostrou ser mais diretamente influenciada pela formação acadêmica dos emissores das mensagens do que pelo contexto de produção das mesmas.

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Biografía del autor/a

Eliane Braga de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2010). Fez estágio de doutoramento na Universidade do Porto, Portugal, com bolsa do Programa PDDE da CAPES. É professora do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão das informações arquivísticas, avaliação documental, arquivos públicos, informação pública e ensino de arquivologia.

Publicado

2017-09-05

Cómo citar

Oliveira, E. B. de. (2017). O conceito de memória na ciência da informação no Brasil: uma análise da produção científica dos programas de pós-graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 96–97. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1998

Número

Sección

Resumo de teses e dissertações

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