El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas

Autores/as

  • Julia Supo Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

Palabras clave:

Acceso a la información., Bibliotecas digitales., Bibliotecas universitarias., Competencia en información., Estudio de usuarios., Pueblos indígenas., Universidad de Brasilia.

Resumen

Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cuali-cuantitativa, no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Supo, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

Mestre em Educação pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, 2011). Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática Universitária, Pedagogia e Currículo da Educação Superior. Graduada em Educação, especialização em Filosofia e Ciências Sociais (UNMSM, 2007). Possui estudos de doutorado em Filosofia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2014). Atualmente é Mestranda e Bolsista em Ciências da Informação no Grupo Gestão da informação pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou como professora na Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru (2012-2015). Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Dereito e Ciência Política da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho - Peru (2012-2015).

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madrid. Tem experiência na área de ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal onde desenvolveu atividades de fomento a pesquisa. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, onde permaneceu até o final de 2016. Em 2011 foi incluído no Whos Who in the World 2011, a Whos who in America Publication, Marquis Whos Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em http://www.marquiswhoswho.com. De 2013 até 2015 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DOU 236). Em janeiro de 2014 foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. Em março de 2017 aposentou-se da UnB e passou a ser Pesquisador Colaborador Senior da mesma Universidade.

Citas

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (ACRL). Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/handle/11213/7668 Acesso em: 23 dez. 2017.

CALEFFI, Paula. "O que é ser índio hoje?" A questão indígena na América Latina/Brasil no início do século XXI. Diálogos Latinoamericanos, Aarhus, n. 7, p. 20-42, 2003. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/162/16200702.pdf Acesso em: 2 ago. 2017.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CLEVELAND, Gary. Bibliotecas Digitales: definiciones, aspectos por considerar y retos. Biblioteca Universitaria, Mexico, v. 4, n. 2, p. 108-117, julio-diciembre 2001. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28540207 Acesso em: 6 abr. 2017.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa. Método qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: Artmed editora S.A., 2010.

CUNHA, J. A. C. da; RIBEIRO, E. M. S. A etnografia como estratégia de pesquisa interdisciplinar para os estudos organizacionais. Qualitas: Revista Eletrônica, v. 9, n. 2, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v9i2.692 Acesso em: 9 mai. 2016.

CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8 Acesso em: 6 abr. 2017.

DIGITAL LIBRARY FEDERATION (DLF). A working definition of digital library. 1998. Disponível em: https://old.diglib.org/about/dldefinition.htm Acesso em: 26 jan. 2017.

FIALHO, Maria Helena; MENEZES, Gustavo Hamilton; RAMOS, André. O ensino superior e os povos indígenas: a contribuição da Funai para a constituição de políticas públicas. In: SOUZA, Antonio Carlos Lima; MACEDO, Maria Barroso [orgs.]. Povos Indígenas e Universidade no Brasil: contextos e perspectivas, 2004-2008. Rio de Janeiro: E-papers, 2013. p. 109-118. Disponível em: http://laced.etc.br/site/pdfs/LivroPovosIndigenas.pdf Acesso em: 08 fev. 2017.

FUHR, Norbert. et al. Evaluation of digital libraries. International Journal of Digital Libraries, v. 8, p. 21-28, November 2007. DOI 10.1007/s00799-007-0011-z. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s00799-007-0011-z Acesso em: 11 fev. 2017.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral à s ciências e técnicas da informação e documentação. 2. ed. Brasília: IBICT, 1994.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Salvador: Via Litterarum, 2010.

KOTHARI, C. R. Research Methodology: Methods and techniques. New Delhi: New Age International Publishers, 2004.

LE COADIC, Yves François. Ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Revista Administração on line FECAP, v. 2, n. 3, julho/agosto/setembro 2001. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm Acesso em: 09 ago. 2017.

PROGRAMA POVOS INDÃGENAS NO BRASIL (PPIB) ”“ NOTÃCIAS. UnB destina 15 vagas específicas para indígenas. 10/03/2004. UNB-Brasília-DF. Disponível em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2004/03/10/13973-unb-destina-15-vagas-especificas-para-indigenas.html Acesso em: 2 nov. 2016.

SANTOS, Lisyane Wanderley dos. A competência em informação na rede de bibliotecas do SECS: das origens a revisão de práticas de gestão. In: BELLUZZO, Regina Celia Baptista; FERES, Gloria Georges (Org.). Competências em Informação. São Paulo, SP: FEBAB, 2013. Disponível em: https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re Acesso em: 7 maio. 2017.

SANTOS, João Almeida; FILHO, Domingos Parra. Metodologia científica. São Paulo: Futura, 2013.

SAYÃO, Luís Fernando. Padrões para bibliotecas digitais abertas e interoperáveis. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. especial 1, p. 18-47, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/147/14720411003.pdf Acesso em:04 abr. 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SUAIDEN, Emir José. O processo de inclusão na sociedade de informação; os desafios educacionais e informacionais. Informatio: Revista del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación. Universidad de la República, Montevideo, Uruguay, v. 18, n. 1, p. 45-66, 2013. Disponível em: http://informatio.eubca.edu.uy/ojs/index.php/Infor/article/view/135 Acesso em: 24 maio. 2016.

SUAIDEN, Emir José; LEITE, Cecília. Cultura da informação: Os valores na construção do conhecimento. Curitiba: CRV, 2016.

TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet De Lemos, 2008.

TAMAYO Y TAMAYO, Mario. Aprender a investigar. Santa de Fe Bogotá: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, 1999.

TORRES, Thaíse. Indígenas de 15 diferentes povos integram comunidade acadêmica da UnB. 2017. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/publicacoes/67-ensino/1697-indigenas-de-15-diferentes-povos-integram-comunidade-academica-da-unb Acesso em: 22 nov. 2017.

TRAVANCAS; Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 98-109.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA. Cotas: negros, Ãndios. [2004]. Disponível em: http://www.alunoestrangeiro.unb.br/br/formas-de-ingresso/20-portugues/formas-tradicionais-de-ingresso/83-cotas Acesso em 02 nov. 2016.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA. Vestibular indígena. 2014. Disponível em: http://unb2.unb.br/noticias/downloads/VESTIBULAR%20IND%C3%8DGENA.pdf Acesso em 20 junh. 2017.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA. Programa de pós-graduação em linguística, Edital 03/2016. 2016ª. Disponível em: http://unb2.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais/12016/Edital_M_Indigena_linguistica_1_2016.pdf Acesso em: 02 nov. 2016.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA. Programa de pós-graduação em antropologia social Edital nº 006/2016. 2016b. Disponível em: http://www.dan.unb.br/images/pdf/ppgasselecao/2017/Edital_PPGAS_Mestrado_Indigena_2016.pdf Acesso em:02 nov. 2016.

UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA. Programa de Pós-Graduação em Direito - Processo Seletivo 2017. 2016c. Disponível em: http://www.fd.unb.br/pt/processo-seletivo-2/processoseletivo2017 Acesso em: 2 nov. 2016.

VARGAS, Georgina Araceli Torres. La biblioteca digital. México, DF: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005.

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

Supo, J., & Suaiden, E. J. (2018). El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 625–644. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.