Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura

Autores

  • Heloá Cristina Camargo de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2466-6678
  • Admeire Santos Sundström Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4873-8592
  • Cassia Dias Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná, Biblioteca, Bandeirantes, PR, Brasil
  • Maíra Prado Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8270-1916

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29078

Palavras-chave:

Biblioteca, Inovação, Mediação de leitura, Comunidade Booktube

Resumo

Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.

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Biografia do Autor

Heloá Cristina Camargo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e em Formación en la Sociedad del Conocimiento - Universidad de Salamanca (USAL).

Admeire Santos Sundström, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Cassia Dias Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Biblioteca, Bandeirantes, PR, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Maíra Prado, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Oliveira, H. C. C. de, Sundström, A. S., Santos, C. D., & Prado, M. . (2021). Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 8–25. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29078

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