Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica
Keywords:
Análise descritiva;, Análise interpretativa;, Conotação fotográfica;, Denotação fotográfica;, Discursos imagéticos;, Discursos temáticos;, Fotografia;, Imagem;, Imagem fotográfica;, Polissemia da imagem fotográfica;, Realidade fotográfica;, rReferente fotográficoAbstract
A pesquisa aborda a imagem fotográfica no seu aspecto exclusivamente documental, embora, para isso, comente algumas questões técnicas e conceituais da fotografia. Essa abordagem engloba atividades inseridas na vertente prática da Ciência da Informação e que se incluem no processo DAM ”“ Digital Asset Management (Administração de Objetos Digitais) de organização de imagens digitais. O principal aspecto considerado na pesquisa é a tematização da imagem fotográfica, responsável, em primeiro lugar, pela determinação de discursos temáticos e pela delimitação e direcionamento desses discursos em razão das características dos bancos de imagens onde as fotos serão armazenadas e, segundo, pela reunião de fotos que possuam algum tipo de discurso que lhes possa ser comum. Como se trata de tematizar um tipo de imagem (no caso, a fotográfica) oferece uma visão geral sobre a imagem em si mesma, mostrando sua importância como meio de interação do homem com o mundo e o seu significado como meio de comunicação de ideias, de conhecimentos e de doutrinas, da pré-história aos dias atuais. Mostra, também, de maneira sucinta, o processo de tematização da imagem na história, indicando como o homem delimitava e direcionava os discursos imagéticos conforme sua conveniência e seus interesses políticos e/ou religiosos. Mostra alguns tópicos básicos que nortearam a pesquisa, tais como uma brevíssima história da fotografia e os conceitos de: referente, realidade fotográfica, polissemia, denotação fotográfica, conotação fotográfica, teorias de Dubois (2007), teoria do DE e do SOBRE, de Shatford (1994) etc. Apresenta o conceito de tematização fotográfica e indica o porquê de se tematizar as fotografias. Faz uma comparação entre tematização e indexação, mostrando que a tematização é uma técnica anterior à indexação no processo de organização da imagem fotográfica. Mostra que a tematização sofre influências de uma série de fatores, tais como as qualidades técnicas e visuais das fotografias (baseadas em princípios da Gestalt da Forma), possíveis funções que a fotografia possa desempenhar cognição e imagem mental de analistas e usuários e, principalmente, das características do banco de imagens. Apresenta um exercício prático com 22 fotografias, as quais passam por todo o processo de tematização, incluindo a análise descritiva (baseada nos chamados pontos de informação), a análise interpretativa, e a determinação, delimitação e direcionamento dos discursos temáticos. O último capítulo tece algumas considerações finais demonstrando os resultados alcançados pela pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.