O estilo de liderança dos bibliotecários de Brasília
Keywords:
leadership, theory of leadership styles, librariansAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar o estilo de liderança dos bibliotecários de Brasília que ocupam a posição de líder em suas unidades de informação, à luz da “Teoria dos Estilos de Liderança” de Kurt Lewin, que classifica os esses estilos em autoritário, democrático e liberal. Visa também descrever as características pessoais e de formação deste profissional, bem como dar destaque à s características de personalidade e de liderança dos bibliotecários do Brasília. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário eletrônico, enviado à s bibliotecas de Brasília cadastradas no banco de dados do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região. Os resultados da pesquisa mostraram que os bibliotecários de Brasília reúnem atributos de personalidade mais voltados para os líderes motivado, determinado, disciplinado, inovador e negociador, atributos estes considerados positivos para o exercício da liderança. Na tomada de decisão em relação à equipe, verificou-se que a diversidade de estilos varia de acordo com a situação encontrada no dia a dia, mas que o estilo de liderança que ficou mais evidente foi o democrático.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.