Modelo de maturidade em gestão arquivística de documentos

uma visão diacrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.48171

Palavras-chave:

Modelo de maturidade, Gestão arquivística de documentos, Gestão de documentos, Arquivologia, Inteligência organizacional

Resumo

Modelos de maturidade tem sido objeto de estudo no campo da informação, pois dão suporte às organizações na avaliação do momento e possibilita projetar melhorias para o futuro. Comunicações científicas recentes indicam que esses estudos são necessários à Gestão Arquivística de Documentos (GAD), uma vez que a análise de maturidade auxilia as organizações na gestão dos arquivos e possibilitam o acesso, tanto para a tomada de decisão, quanto para a consulta por pesquisadores e cidadãos. Tendo em vista o papel dos Arquivos Nacionais (AN) como guardiões da memória e como entidades normalizadoras, esta pesquisa, de cunho exploratório e descritivo, foi realizada com o objetivo de identificar e analisar os modelos de maturidade em GAD publicados pelos AN dos países da América do Sul. Como resultados, dois modelos foram identificados: um publicado pelo Brasil e outro pela Colômbia. A pesquisa conclui que a análise de maturidade é uma vertente de estudo necessária e promissora para o campo da informação, pois agrega valor aos processos e promove o desenvolvimento do campo científico por meio das análises quantitativas e qualitativas. Além disso, embora não tenha sido a finalidade do trabalho, ficou evidenciado que a GAD é um dos sustentáculos da Inteligência Organizacional.

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Biografia do Autor

Camila Gomes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação (CI) pelo IBICT/UFRJ. Mestre em (CI) pela Universidade de Brasília (2019). Possui pós-graduação lato sensu em Gestão de documentos e informações (2014) e graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2012). É responsável pela Gestão da Informação e do Conhecimento da Telecomunicações Brasileiras - Telebras. Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Lillian Alvares, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), desde 2006. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em associação ampla com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutora pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I, Espanha (2017) e pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Vice-líder do grupo de pesquisa Inteligência Organizacional e Competitiva (IOC/UnB) e membro dos grupos de pesquisa Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN/UFSC) e Ciência Aberta e Acesso Aberto à Informação Científica (IBICT/MCTI). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e em Sciences de lInformation et de la Communication pela Université de Toulon (em regime de cotutela) em 2010. Especialista em Inteligência Competitiva pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2001. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997) e Graduada em Engenharia Mecânica (1990) pela mesma universidade. As principais áreas de pesquisa são Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional e Competitiva.

Angelica Marques, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2010) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (2020). Atualmente é técnico administrativo - bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Renato Machado, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília

Anderson Itaborahy, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Doutorando; Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Gomes, C., Alvares, L., Marques, A., Machado, R., & Itaborahy, A. (2023). Modelo de maturidade em gestão arquivística de documentos: uma visão diacrônica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 666–687. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.48171