A Linguística Textual na página do Facebook Vote LGBT
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.43635Palavras-chave:
Textualidade, Linguística Textual, Redes sociaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as características de textualidade presentes nas publicações de campanhas eleitorais veiculadas na Rede Social Online Facebook, publicadas pela página Vote Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (Vote LGBT). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. A investigação coletou dados sobre as publicações na página da organização social Vote LGBT que ocorreram entre os dias 27 de setembro e 15 de novembro de 2020, durante o período das eleições municipais. Os resultados apresentaram as análises de cinco fotografias publicadas pela página Vote LGBT, a partir das características de textualidade (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) que permitiram visualizar a intenção do produtor e os elementos que compuseram as publicações. Como conclusões a pesquisa apresentou que as publicações buscam informar ao receptor no sentido de fazer conhecer, publicizar, disseminar, convidar ao debate sobre as pautas que circundam a comunidade e convencer o eleitor a votar nas candidaturas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, + (usado para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo).
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