Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24444

Palavras-chave:

Bibliotecário. Mediação. Estágio supervisionado. Competências.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.

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Biografia do Autor

Maria Josélia de Oliveira

Bibliotecária pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Informação em Pauta. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Oliveira, M. J. de, & Farias, M. G. G. (2019). Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 107–129. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24444

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