Aspectos fundamentais da inteligência competitiva e a ciência da informação
Palavras-chave:
ciência da informação, epistemologia, filosofia da ciência, inteligência competitiva, ontologiaResumo
A pesquisa identifica e analisa os fundamentos teóricos da Inteligência Competitiva e propõe estrutura científica e sistema de investigação nos níveis epistemológico, científico e aplicado. A pesquisa, do tipo descritivo, histórico bibliográfico, utilizou metodologia sistêmica baseada na metodologia da meta modelagem e na filosofia da ciência. O levantamento das variáveis do modelo foi realizado por meio de amostragem aleatória simples estratificada em periódicos científicos e em bancos de teses e dissertações. O conteúdo das variáveis foi extraído dos documentos científicos analisados. Os pressupostos foram confirmados: existe estrutura científica para Inteligência Competitiva e sistema de investigação nos níveis epistemológico, científico e aplicado; há paradigmas que orientam a pesquisa, teorias e modelos que norteiam a solução de problemas, e soluções para os problemas da vida real; há problemas de pesquisa e métodos para solucioná-los; é possível estabelecer definição científica para área e delimitar sua origem e marcos teóricos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.