Configuração: uma perspectiva de Arquitetura da Informação da Escola de Brasília

Autores

  • Lauro Cesar Araujo Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquitetura da informação, gerência de configuração

Resumo

Realizado no âmbito da Escola de Brasília de Arquitetura da Informação, este trabalho investiga como aspectos teóricos e práticos dos temas Configuração, Arquitetura, Informação e Gerência de Configuração (GC) podem ser integrados para promover explicações científicas no âmbito da Arquitetura da Informação. Com base na Teoria Geral da Arquitetura da Informação, desenvolve-se um ensaio de uma teoria sobre configuração; promove-se a adequação de conceitos como configuração, item deconfiguração e configuração da informação; descreve-se como a abordagem simultânea de teoria se arcabouços da práxis de Gerenciamento de Configuração e de Arquitetura da Informação traz contribuições recíprocas às duas áreas. Além dessas e de outras contribuições, destacam-se uma compilação da história normativa do Gerenciamento de Configuração, um detalhamento das cinco funções mais comuns de GC e a produção de um glossário dessas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Cesar Araujo, Universidade de Brasília - UnB

Possui mestrado e é doutorando em Arquitetura da Informação pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília; possui pós-graduação em Engenharia de Software e graduação em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Computação, especialmente em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de software, desenvolvimento de software, teoria da informação, administração e bancos de dados, gerenciamento de configuração, gerenciamento de projetos e gestão de conteúdo.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Araujo, L. C. (2016). Configuração: uma perspectiva de Arquitetura da Informação da Escola de Brasília. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 321. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2261

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.