Descoberta de Conhecimento em Texto aplicada a um Sistema de Atendimento ao Consumidor
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v4.n2.2011.1682Palavras-chave:
descoberta de conhecimentos, mineração de textos, mineração de dadosResumo
Analisa um Serviço de Atendimento ao Consumidor de instituição financeira que centraliza, em forma textual, os questionamentos, as reclamações, os elogios e as sugestões, verbais ou escritas, de clientes. Discute a complexidade da informação armazenada em linguagem natural e oferece alternativa para extração de conhecimento de bases textuais com a criação de agrupamentos e modelo de classificação automática de textos para agilizar a tarefa realizada atualmente por pessoas. Apresenta uma revisão de literatura que mostra a Descoberta de Conhecimento em Texto como uma extensão da Descoberta de Conhecimento em Dados que utiliza técnicas do Processamento de Linguagem Natural para adequar o texto ao formato apropriado para a mineração de dados e destaca a importância do processo na Ciência da Informação. Aplica a Descoberta de Conhecimento em Texto na base do Serviço de Atendimento ao Consumidor com objetivo de criar automaticamente agrupamentos de documentos para posterior criação de um modelo categorizador automático dos novos documentos recebidos diariamente. Essas etapas são validadas por especialistas de domínio que atestam a qualidade dos agrupamentos e do modelo. Finalmente, geram-se indicadores de desempenho do grau de satisfação do cliente referente a produtos e serviços oferecidos que subsidiam a gestão na política de atendimento.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.