Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto

Autores

  • Katiúcia Araujo Gumeiro

Palavras-chave:

modelos de negócios, acesso aberto, informação científica, comunicação científica

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que estuda o uso de modelos de negócios no contexto da publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Tem como objetivo elaborar um modelo que permita identificar os elementos necessários para configurar um modelo de negócios adequado à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e as relações desses elementos com as diferenças existentes entre as áreas do conhecimento. Para tanto, recorre à literatura sobre modelos de negócios no ambiente eletrônico de uma forma geral, e então, adéqua esse entendimento ao contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtém-se um modelo de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto constituído de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. A partir desse modelo, chega-se a três outros modelos, cada qual representando as particularidades das áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para as Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação às demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para as Ciências Sociais e Humanas, e para as Artes e Humanidades, há muitas semelhanças entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gumeiro, K. A. (2011). Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 2(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.