Concepção interdisciplinar da interface do sistema de gestão da informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v2.n2.2009.1436Palavras-chave:
gestão da informação, estudo de usuários, interação humano-computadorResumo
Este trabalho ilustra uma pesquisa interdisciplinar sobre os usuários e as interfaces de sistemas de gestão da informação, levando em consideração a ergonomia cognitiva, o design emocional, o processo de desenvolvimento e avaliação das interfaces de sistemas da informação, o custo, a praticidade, a disponibilidade, a acessibilidade e a usabilidade da informação. A proposta interdisciplinar incorpora contribuições da Ciência da Informação, Artes, Comunicação, Psicologia Cognitiva, Educação, Computação e áreas afins. Para alcançar este objetivo têm sido realizadas diversas experiências nas quais têm sido considerados certos atributos subjacentes à atuação do usuário, tais como, motivação, raciocínio, atenção e memorização. Muitas vezes um sistema de informação é conhecido pelos usuários quando este já está em funcionamento, isto que pode gerar a existência de uma discrepância entre as necessidades e expectativas dos usuários e as dificuldades encontradas para acessar à informação. Esta pesquisa avalia o processo de desenvolvimento de interfaces de sistemas de gestão da informação desde o início, integrando o usuário e sua maneira de entender e executar a tarefa, com a utilização e aplicação de técnicas tais como, a prototipagem em papel, o grupo focal, a entrevista, o arranjo de cartões, a observação sistemática, a análise da tarefa e da atividade. Isto gerou recomendações fundamentadas na junção da lógica dos usuários, dos projetistas e dos profissionais da informação, sendo revisada a literatura sobre a área, as publicações que agrupam recomendações, e analisados os resultados de avaliação da usabilidade em diferentes experiências. A aplicação dessas recomendações têm agregado valor à compreensão e análise dos aspectos envolvidos na concepção de interfaces de sistemas de gestão da informação e ao aumento no grau de satisfação dos usuários.
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