O estilo de liderança dos bibliotecários de Brasília
Palavras-chave:
liderança, teoria dos estilos de liderança, bibliotecáriosResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar o estilo de liderança dos bibliotecários de Brasília que ocupam a posição de líder em suas unidades de informação, à luz da “Teoria dos Estilos de Liderança” de Kurt Lewin, que classifica os esses estilos em autoritário, democrático e liberal. Visa também descrever as características pessoais e de formação deste profissional, bem como dar destaque à s características de personalidade e de liderança dos bibliotecários do Brasília. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário eletrônico, enviado à s bibliotecas de Brasília cadastradas no banco de dados do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região. Os resultados da pesquisa mostraram que os bibliotecários de Brasília reúnem atributos de personalidade mais voltados para os líderes motivado, determinado, disciplinado, inovador e negociador, atributos estes considerados positivos para o exercício da liderança. Na tomada de decisão em relação à equipe, verificou-se que a diversidade de estilos varia de acordo com a situação encontrada no dia a dia, mas que o estilo de liderança que ficou mais evidente foi o democrático.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.