Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação

Autores

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Escola Superior de Jornalismo, Departamento de Biblioteconomia, Maputo, Moçambique
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460

Palavras-chave:

Competência em informação., Citações., Cocitações., Fenomenografia., Redes.

Resumo

As análises de citação e cocitação são indicadores bibliométricos que fornecem dados objetivos para a compreensão da estrutura intelectual de um domínio do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar, a partir da análise de citações e cocitações, a estrutura intelectual dos estudos da competência informacional com enfoque na abordagem fenomenográfica ou relacional. Especificamente, mapeou-se os autores mais produtivos, autores mais citados, sua filiação institucional, países que mais produzem sobre a temática e criou-se, por meio do software Ucinet, a rede de cocitação indicando a frequência de cocitação entre os autores. A coleta de dados foi feita por meio de um levantamento na base de dados internacional ”“ SCOPUS, - utilizando a seguinte expressão de busca ("information literacy") AND ("phenomenographic" OR "relational*"). A pesquisa retornou apenas 18 trabalhos válidos, todos na língua inglesa, maioritariamente, produzidos por autores da Austrália, de onde provém o trabalho seminal sobre a abordagem fenomenográfica da competência informacional. Isto mostra que esta perspectiva teórico-metodológica ainda está em busca de sua penetração no campo da Ciência da Informação. Conclui-se que é necessário que sejam feitos estudos futuros, englobando outras bases de dados internacionais para se ter o contexto global sobre a estrutura intelectual deste objeto.

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Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo, Departamento de Biblioteconomia, Maputo, Moçambique

Doutorando em Ciência da Informação - UNESP

Professor Departamento de Biblioteconomia - Escola Superior de Jornalsimo Moçambique.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP.

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Manhique, I. L. E., & Casarin, H. de C. S. (2018). Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 751–768. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460

Edição

Seção

Artigos