Esquizofrenia:

percepção dos familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial norte mineiro

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Janaina Alves Dutra Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Marizete Ribeiro de Almeida Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • José Ronivon Fonseca Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Valessa Gizele Ramos de Oliveira Faculdades Unidas do Norte de Minas

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar a percepção de familiares de usuários esquizofrênicos de um Centro de Atenção Psicossocial do norte de Minas Gerais sobre a esquizofrenia. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, transversal, com abordagem qualitativa. A mesma foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Itacambira/MG na qual se obteve como amostra 15 famílias de usuários esquizofrênicos cadastrados na instituição. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados na qual as respostas foram gravadas e transcritas na íntegra para análise. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo n° 01190/2010. Quanto aos resultados, identificou-se o reconhecimento dos familiares na assistência prestada pelo serviço desde o momento de crise até o acompanhamento do usuário no domicílio. Percebe-se uma satisfação do modelo de saúde mental oferecido aos usuários, a integração da equipe multiprofissional apresenta como um processo facilitador de integração do serviço prestado à comunidade atendida. Portanto, a saúde mental tem tido pouca atenção no panorama nacional e dentre os profissionais de saúde pela dificuldade em não saber lidar com paciente em crise mental. Através disso, os profissionais da atenção primária devem focar mais nestes pacientes a fim de proporcionar-lhes um aumento na qualidade de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Janaina Alves Dutra, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas/Funorte.

Marizete Ribeiro de Almeida, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem de Passos (FAENPA). Especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), e em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas/Funorte.

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Mestrando em Cuidados Primários à Saúde pela Unimontes. Docente da Funorte.

Valessa Gizele Ramos de Oliveira, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte); e em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas/Funorte.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PLN, Dutra JA, de Almeida MR, Fonseca JR, de Oliveira VGR. Esquizofrenia:: percepção dos familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial norte mineiro. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];5(3):pag. 889-903. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/476

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)