A contribuição do LaBCCERva para o mercado malteiro e cervejeiro: desenvolvimento de malte com cevada cultivada na região centro-oeste

  • Lourenço di Giorgio Silva Pinheiro Universidade de Brasília (UnB)
  • Grace Ferreira Ghesti Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Malte, cerveja, ambiente de inovação, tríplice hélice, educação cervejeira

Resumo

A Universidade de Brasília (UnB) apresenta um papel crucial na área cervejeira e malteira, sendo pioneira ao trabalhar o tema a nível de graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa e projeto de extensão LaBCCERVa (Laboratório de Bioprocessos Cervejeiros e Catálise em Energias Renováveis) tem trabalhado com esses setores, contribuindo para o desenvolvimento regional das atividades. O objetivo do trabalho foi promover um ambiente interativo entre os setores produtivos relacionados à cerveja, proporcionando inovação tanto para a agroindústria quanto para o setor cervejeiro.
O projeto resultou na identificação da cevada como inadequada para a produção de malte tipo pilsen, mas promissora para produção de maltes especiais. O aumento de microcervejarias no território nacional abriu oportunidade de produzir uma matéria-prima, que anteriormente era importada em sua totalidade, aumentando o valor agregado da cevada cultivada na região e promovendo a agroindústria local.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
DI GIORGIO SILVA PINHEIRO, L.; FERREIRA GHESTI, G. A contribuição do LaBCCERva para o mercado malteiro e cervejeiro: desenvolvimento de malte com cevada cultivada na região centro-oeste. Participação, v. 1, n. 31, p. 168-178, 7 dez. 2018.