O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A Revista Cerrados, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Literatura, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês, devem atender às seguintes exigências:

 

1. Os artigos devem ser inéditos.

2. A simples remessa de originais implica autorização para publicação. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução, total ou parcial, fica sujeita à autorização do editor-geral.

3. As idéias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.

4. A editoria da Revista Cerrados divulgará, semestralmente, chamada para artigos nos seguintes endereços eletrônicos: www.unb.br/il/tel e http://let.unb.br/poslit/. Prazos serão estipulados para o envio dos artigos e, se necessário, poderão ser prorrogados.

5. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor.

6. Os autores dos trabalhos aceitos para publicação receberão três exemplares do número da Cerrados em que seu texto tiver sido publicado.

7. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito. 

8. Os artigos devem ser padronizados da seguinte forma:

a) Tamanho da página: mais ou menos 45 linhas de cerca de 70 toques por linha, em espaço simples.

b) Tamanho do artigo: os artigos devem ter, preferencialmente, no mínimo dez e no máximo vinte páginas. 

c) Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

d) Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc.

e) Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: um toque na tecla TAB (= cerca de cinco espaços).

f) Tabelas, ilustrações (p&b) e anexos devem ser entregues prontos para serem fotografados; para anexos de textos já publicados, incluir referência bibliográfica completa.

g) As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

- Livros:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação, página citada (p. ) ou páginas citadas (p.).

Ex.: COELHO, José Teixeira. Moderno pós-moderno São Paulo: Iluminuras, 2001, p. 66.

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem destaque). preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data, página citada.

Ex.: LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso marcado. In: KHÉDE, S. S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 43-56.

- Artigos de periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.

Ex.: LOBO, Luiza. Tradição e ruptura na crítica no Brasil: da sobrevivência da arte e do literário. Revista Literatura e Cultura. v. 2, n.2, p. 1-10, 2002.

- Teses Acadêmicas:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

Ex: MACHADO, Maria Clara Tomaz. Cultura popular e desenvolvimento em Minas Gerais: caminhos cruzados de um mesmo tempo (1950-1985). Tese (doutorado em História Social) FFLCH –USP, São Paulo, 1998, p. 40.

- Documentos eletrônicos:

AUTOR(ES) . Denominação ou Título: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informação sobre a descrição do meio ou suporte.

Obs.: para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinas < >, precedido da expressão “disponível em”e a data de acesso ao domento, precedida da expressão

g) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Ex: (JAMESON, 1997, p. 32)

h) As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

9. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a oito, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

10. Os trabalhos devem também conter – obedecendo à seqüência indicada – os seguintes dados:

a) Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo, na segunda linha da primeira página (nas páginas seguintes, digitar desde a primeira linha).

b) Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract). O resumo não poderá ultrapassar oito linhas (80 palavras).

As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract.

c) Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) – no máximo cinco. (Palavra.  Palavra.  Palavra.  Palavra.  Palavra.  )

11. A desconsideração das normas implicará a não-aceitação do trabalho.

12. Incluir as referências bibliográficas no campo da plataforma indicado.Endereço:

Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura

Universidade de Brasília – Departamento de Teoria Literária e Literaturas
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Ala Sul , Bloco B1 Sala 011/64, Asa Norte
CEP 70.910-900 - Brasília - DF
 
Contatos: Tel: (61) 31077204
Fax: (61) 31077203
 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.