Trajetória e conceituação do Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller e sua aplicabilidade no teatro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.53927Palavras-chave:
Sentidos, Sensibilidade Corporal, Voz, Tempo, Espaço CênicoResumo
O Método Espaço-Direcional-Beuttenmüller desenvolveu-se a partir de uma experiência com pessoas cegas. A percepção dos demais sentidos (audição, tato, olfato e paladar) enriqueceu o universo simbólico da comunicação e facilitou a compreensão das palavras por meio de imagens internas e toque. A sensibilidade corporal foi o eixo de todo o seu trabalho, que entende a movimentação do corpo e projeção da voz como a manifestação de uma presença física, uma energia que toca o interlocutor, produz efeitos e traz um significado. Um trabalho corporal-vocal situado no tempo e no espaço, que dialoga intensamente com a expressão artística. O objetivo é pontuar os conceitos do Método e discutir sua aplicabilidade no teatro.
Downloads
Referências
ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BENTO, Maria Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. Local: Programa de Pós-graduação/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2004. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).
BEUTTENMÜLLER, Glorinha. Entrevista concedida a Lídia Becker e Domingos Sávio Ferreira de Oliveira. Rio de Janeiro, maio 2006.
BEUTTENMÜLLER, Glorinha. O despertar da comunicação vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.
BEUTTENMÜLLER, Glorinha; LAPORT, Nelly. Expressão vocal e Expressão corporal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992, 1995.
DOUGLAS, Carlos Roberto. Fisiologia aplicada à Fonoaudiologia. São Paulo: Robe Editorial, 2002.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.
NUNES, Lília. Cartilhas de Teatro. Manual de voz e dicção. Brasília: Serviço Nacional de Teatro,. Ministério de Educação e Cultura, 1976.
OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. A Explosão da Voz no Teatro Contemporâneo: uma análise espectrográfica computadorizada da voz de grande intensidade no espaço cênico. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1997. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. A Voz e o Teatro. In: VALLE, Mônica G. M. ( org. ) Voz Diversos Enfoques em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. 41- 59
OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de. Voz na Arte: uma contribuição para o estudo da voz falada no teatro. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (org.). Voz em Cena. Volume 1. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 1-19.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RAPOSO, Alexandre. O que é ser Fonoaudióloga. Memórias Profissionais de Glorinha Beuttenmüller. Rio de Janeiro: Record, 2003.
ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1985.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento: uma prática corporal. São Paulo: Caioá, 1998.
TROUBETZKOY, Nicolas Sergueeivitch. Principes de Phonologie. Paris: Librairie Klincksieck, 1964.
WEIL, Pierre. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.