Vozes Queer
Tecnologias, Vocalidades e a Falha Musical
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223Palavras-chave:
Vocalidade, Queer, Estudo de caso, Tecnologia, Terceiro espaçoResumo
O livro Queer Voices: Technologies, Vocalities and the Musical Flaw, da professora de música da Universidade de Liverpool Freya Jarman-Ivens, apresenta a ideia de que toda voz tem potencialidade queer e trata do terceiro espaço que a voz abre entre emissor e ouvinte, que seria um espaço queer. A autora aborda essas questões através do estudo de caso das vozes das cantoras Karen Carpenter, Maria Callas e Diamanda Galás. A partir desses casos, ela aborda questões de queeridade, técnicas vocais, identificação e estranhamento, discutindo como as vozes destas artistas constroem espaços de fuga do sistema cisheteropatriarcal no contexto da produção musical e vocal.
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Referências
BARTHES, R. The grain of the voice. In: STERNE, J. (Ed.). The sound studies reader. New York: Routledge, 2012. p. 504-510.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
JARMAN-IVENS, Freya. Queer Voices: Technologies, Vocalities, and the Musical Flaw. London: Palgrave MacMillan, 2011.
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