Modelo previsor de desligamentos de linhas de transmissão expostas a incêndios florestais
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v14n3.2023.50771Palavras-chave:
Queimadas, Interrupção, Energia ElétricaResumo
As linhas de transmissão são essenciais para o acesso a fontes de energias limpas e acessíveis, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7. Os incêndios florestais são um fator importante de degradação da qualidade da prestação do serviço público de transmissão. Este trabalho buscou construir um modelo para previsão de desligamento de uma linha de transmissão quando exposta a um incêndio florestal. Foram analisadas as características dos vãos expostos ao fogo de 12 linhas de transmissão em nível de tensão de 500 kV no Brasil, totalizando 3.998 km. Utilizou-se a técnica de regressão logística para o estudo. Foi possível chegar a um modelo com índice de acerto superior a 73% para a ocorrência de desligamentos de linhas de transmissão. Observou-se que o quantitativo de focos de incêndios, as variáveis climáticas e o tipo de bioma dos vãos são as melhores variáveis previsoras disponíveis. O aumento da temperatura tem potencial para elevar o número de desligamentos por incêndios florestais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sustainability in Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.