Sustentabilidade na última milha do transporte urbano de carga:

o papel da eficiência energética do veículo

Autores

  • George Vasconcelos Goes Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3099-2664
  • Daniel Neves Schmitz Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Renata Albergaria de Mello Bandeira Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cíntia Machado de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.27418

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica Sistemática, Transporte Urbano de Carga, Última Milha, Eficiência energética

Resumo

O advento de novas tecnologias nas entregas de última milha está prestes a causar uma ruptura no modelo tradicional de negócios do transporte urbano de carga. Busca-se obter retornos econômicos, não somente por via da otimização de operações tradicionais, mas também com base no tripé da sustentabilidade. Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as alternativas propostas pela literatura no âmbito do veículo de carga como meio para melhorar a eficiência energética, transformando a operação de entregas em uma alternativa sustentável. Os resultados indicam uma tendência para a implementação de veículos menores e mais leves para entregas de última milha em áreas urbanas: 95% dos estudos sugerem, entre alternativas, o uso de bicicletas/triciclos e comerciais leves. Outra tendência observada nesse tipo de distribuição, indicada em 77,3% dos estudos, é a mudança de combustíveis convencionais (combustíveis fósseis) para fontes alternativas de energia (eletricidade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Vasconcelos Goes, Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Engenharia de Transportes
Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE
Programa de Engenharia de Transportes
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Daniel Neves Schmitz, Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Engenharia de Transportes
Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE
Programa de Engenharia de Transportes
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Renata Albergaria de Mello Bandeira, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Administração,
Instituto Militar de Engenharia
Rio de Janeiro, Brasil.

Cíntia Machado de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Engenharia de Transportes
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Márcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Engenharia de Transportes
Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE
Programa de Engenharia de Transportes
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

ALTHUNIBAT, S.; WANG, Q.; E GRANELLI, F. Flexible channel selection mechanism for cognitive radio based last mile smart grid communications. Ad Hoc Networks, 41, 47”“56. doi:10.1016/J.ADHOC.2015.10.008, 2016.

BAUMGARTNER, M.; LÉONARDI, J.; KRUSCH, O. Improving computerized routing and scheduling and vehicle telematics: A qualitative survey. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 13(6), 377”“382. doi:10.1016/J.TRD.2008.06.001.2008.

BARAN, Renato; LEGEY, L.; LOUREIRO, F. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 33, p. 207-224, 2011.

BRESCIANI, C.; COLORNI, A.; LIA, F.; LUÈ, A.; NOCERINO, R. Behavioral Change and Social Innovation Through Reward: An Integrated Engagement System for Personal Mobility, Urban Logistics and Housing Efficiency. Transportation Research Procedia, 14, 353”“361. doi:10.1016/J.TRPRO.2016.05.087. 2016.

COSSU, P. Clean Last Mile Transport and Logistics Management for Smart and Efficient Local Governments in Europe. Transportation Research Procedia, 14, 1523”“1532. doi:10.1016/J.TRPRO.2016.05.117. 2016.

DISPENZA, G.; ANTONUCCI, V.; SERGI, F.; NAPOLI, G.; ANDALORO, L. Development of a multi-purpose infrastructure for sustainable mobility. A case study in a smart cities application. Energy Procedia, 143, 39”“46. doi:10.1016/J.EGYPRO.2017.12.645. 2017.

DUARTE, G.; ROLIM, C.; BAPTISTA, P. How battery electric vehicles can contribute to sustainable urban logistics: A real-world application in Lisbon, Portugal. Sustainable Energy Technologies and Assessments, 15, 71”“78. doi:10.1016/J.SETA.2016.03.006. 2016.

DVOŘÁK, J.; NOVÁK, J.; KOCOUREK, P. Energy efficient network protocol architecture for narrowband power line communication networks. Computer Networks, 69, 35”“50. doi:10.1016/J.COMNET.2014.04.012. 2014.

FARAHANI, N. Z.; NOBLE, J. S.; KLEIN, C. M.; ENAYATI, M. A decision support tool for energy efficient synchromodal supply chains. Journal of Cleaner Production, 186, 682”“702. doi:10.1016/J.JCLEPRO.2018.03.070. 2018.

FIGLIOZZI, M. A. Lifecycle modeling and assessment of unmanned aerial vehicles (Drones) CO2e emissions. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 57, 251”“261. doi:10.1016/J.TRD.2017.09.011. 2017.

JOERSS, M.; SCHRÖDER, J.; NEUHAUS, F.; KLINK, C.; MANN, F. McKinsey & Company Parcel delivery: The future of last mile 1”“32. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/travel%20transport%20and%20logistics/our%20insights/how%20customer%20demands%20are%20reshaping%20last%20mile%20delivery/parcel_delivery_the_future_of_last_mile.ashx. Acesso em: 02. Abr. 2018. 2016.

KIJEWSKA, K.; JOHANSEN, B. G. Comparative Analysis of Activities for More Environmental Friendly Urban Freight Transport Systems in Norway and Poland. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 151, 142”“157. doi:10.1016/j.sbspro.2014.10.015. 2014.

LAW, Y. W.; POTA, H. R.; JIN, J.; MAN, Z.; PALANISWAMI, M. Control and Communication Techniques for the Smart Grid: An Energy Efficiency Perspective. IFAC Proceedings Volumes, 47(3), 987”“998. doi:10.3182/20140824-6-ZA-1003.01736. 2014.

MARGARITIS, D.; ANAGNOSTOPOULOU, A.; TROMARAS, A.; BOILE, M. Electric commercial vehicles: Practical perspectives and future research directions. Research in Transportation Business & Management, 18, 4”“10. doi:10.1016/J.RTBM.2016.01.005. 2016.

MARUJO, L. G.; GOES, G. V.; D’AGOSTO, M. A.; FERREIRA, A. F.; WINKENBACH, M.; BANDEIRA, R. A. M. Assessing the sustainability of mobile depots: The case of urban freight distribution in Rio de Janeiro. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 62, 256”“267. doi:10.1016/J.TRD.2018.02.022. 2018.

MOHANTY, P.; KOTAK, Y. Electric vehicles: Status and roadmap for India. Electric Vehicles: Prospects and Challenges (p. 387”“414). Elsevier. doi:10.1016/B978-0-12-803021-9.00011-2. 2017.

NAVARRO, C.; ROCA-RIU, M.; FURIÓ, S.; E ESTRADA, M. Designing New Models for Energy Efficiency in Urban Freight Transport for Smart Cities and its Application to the Spanish Case. Transportation Research Procedia, 12, 314”“324. doi:10.1016/J.TRPRO.2016.02.068. 2016.

OLIVEIRA, C.M.; D’AGOSTO, M. A.; MELLO, A.L.D.; GONÇALVES, F.S.; GONÇALVES, D.N.S.; ASSUMPÇÃO, F. C. Identificando os desafios e as boas práticas para o transporte urbano de cargas, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática. 2015.

OLIVEIRA, C.M.; BANDEIRA, R. M.; GOES G. V.; GONÇALVES, D.N.S.; D’AGOSTO, M. A. Alternativas sustentáveis para veículos utilizados na última milha do transporte urbano de carga: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental RGSA. v. 7, n. 1. 2018.

PÃ…LSSON, H.; PETTERSSON, F.; WINSLOTT, L. Energy consumption in e-commerce versus conventional trade channels - Insights into packaging, the last mile, unsold products and product returns. Journal of Cleaner Production, 164, 765”“778. doi:10.1016/J.JCLEPRO.2017.06.242. 2017.

RIZET, C.; BROWNE, M.; CORNELIS, E.; LEONARDI, J. Assessing carbon footprint and energy efficiency in competing supply chains: Review ”“ Case studies and benchmarking. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 17(4), 293”“300. doi:10.1016/J.TRD.2012.01.002. 2012.

ROUMBOUTSOS, A; KAPROS S.; VANELSLANDER, T. Green city logistics: Systems of Innovation to assess the potential of E-vehicles. Research in Transportation Business & Management 11, 43”“52. 2014.

SCHOEMAKER, J.; ALLEN, J.; HUSCHEBECK, M.; MONIGL, J. Quantification of urban freight transport effects Best Urban Freight Solutions II. Disponível em: http://www.bestufs.net/download/BESTUFS_II/key_issuesII/BESTUF_Quantification_of_effects.pdf. Acesso em 20 mai. 2018.

SEEBAUER, S.; KULMER, V.; BRUCKNER, M.; WINKLER, E. Carbon emissions of retail channels: the limits of available policy instruments to achieve absolute reductions. Journal of Cleaner Production, 132, 192”“203. doi:10.1016/J.JCLEPRO.2015.02.028. 2016.

TEOH, T.; KUNZE, O.; TEO, C. Methodology to Evaluate the Operational Suitability of Electromobility Systems for Urban Logistics Operations. Transportation Research Procedia, 12, 288”“300. doi:10.1016/j.trpro.2016.02.066. 2016.

VELÁZQUEZ-MARTÍNEZ, J. C.; FRANSOO, J. C.; BLANCO, E.; VALENZUELA-OCAÑA, K. B. A new statistical method of assigning vehicles to delivery areas for CO2 emissions reduction. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 43, 133”“144. doi:10.1016/J.TRD.2015.12.009. 2016.

WADUD, Z. Fully automated vehicles: A cost of ownership analysis to inform early adoption. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 101, 163”“176. doi:10.1016/J.TRA.2017.05.005. 2017.

YAVUZ, M.; OZTAYSI, B.; CEVIK, S.; E KAHRAMAN, C. Multi-criteria evaluation of alternative-fuel vehicles via a hierarchical hesitant fuzzy linguistic model. Expert Systems with Applications, 42(5), 2835”“2848. doi:10.1016/J.ESWA.2014.11.010. 2015.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Goes, G. V., Schmitz, D. N., Bandeira, R. A. de M., Oliveira, C. M. de, & D’Agosto, M. de A. (2018). Sustentabilidade na última milha do transporte urbano de carga:: o papel da eficiência energética do veículo. Sustainability in Debate, 9(2), 134–144. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.27418