Estudo de viabilidade da reutilização de banners de lona na produção de móveis
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v8n2.2017.24730Palavras-chave:
Ecodesign, Reutilização, Banners de Lona, MobiliárioResumo
A lona vinílica é um material de custo acessível com boa qualidade de impressão, por isso é muito utilizada para a confecção de banners para campanhas publicitárias e eventos acadêmicos. Em ambas, as aplicações se transformam rapidamente em resíduos. Nesse contexto, foi idealizado um projeto de pesquisa com o objetivo de estudar a viabilidade da reutilização dos banners de lona na produção de móveis. O projeto foi desenvolvido com os alunos do Curso Técnico em Móveis do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa. Na primeira etapa foram realizados testes de corte, união, acabamento e deformação. Constatou-se que o corte da lona é viável. A união com adesivos foi insatisfatória e o método com melhores resultados foi a união mecânica com grampos metálicos. Com relação ao acabamento, as tintas não cobriram a superfície de maneira homogênea. Quanto à resistência, a lona vinílica sofreu deformação plástica com a aplicação de carga localizada. Com restrições, a aplicação do material na produção de móveis foi considerada viável. Na segunda etapa foram desenvolvidos o projeto e o protótipo de luminárias de coluna, uma mesa de centro, bancos dobráveis e nichos empilháveis. O projeto dos produtos priorizou a reutilização e o uso racional das matérias-primas, o processo produtivo simplificado e a estética contemporânea, condizentes com os preceitos do Ecodesign e do princípio da viabilidade econômica.
Downloads
Referências
CASSILHA, Antônio Carlos et al. Indústria moveleira e resíduos sólidos: considerações para o equilíbrio ambiental. Educação & Tecnologia: CEFETs PR/MG/RJ, 2003.
D'AVILA, Fernanda; LENZI, Teresa. Re-utilizar para educar e minimizar problemas socioculturais. In: 13ª Mostra da Produção Universitária. Rio Grande, 2014.
FUAD-LUKE, Alastair. The eco-design handbook: a complete sourcebook for the home and office. London: Thames & Hudson, 2004.
GOMES, Daniel D.T. de C. O r em Design: a reutilização aplicada ao design. 2011. 104 p. Dissertação (Mestrado em Design Industrial). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal, 2011.
HERMES, Letícia; MORGENSTERN, Elenir C. Ecobanner: Reaproveitamento sustentável de lonas vinílicas. Blucher Design Proceedings, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2016.
JUNG, Aliar A.; SALDANHA, Mateus A.; GONÇALVES, Juliana A.; TOCCHETTO, Marta R.L.; DIC, Carmem. Projeto Relona: Reaproveitamento de lonas de banner. In: 4º Fórum Internacional Ecoinovar, Santa Maria, 2015.
KAZAZIAN, Thierry (org.). Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Senac, 2005.
KINDLEIN JÚNIOR, Wilson et al. Princípios básicos de junção utilizados em sistemas e subsistemas de produtos industriais e sua importância no desenvolvimento sustentável. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 1., 2002, Campinas. Anais. São Paulo, 2002. CD-ROOM.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MARTINUSSI, Júlia C.; ROSA, Rodrigo P.; GOYA, Cláudio R. Projeto Kid Vinil: um estudo de caso para a reutilização de resíduos de lona vinílica. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, 2010.
PADILHA, Ângelo Fernando. Materiais de engenharia: microestrutura e propriedades. Curitiba: Hemus, 2000.
PIGOSSO, Daniela C.A.; ZANETTE, Evelyn T.; GUELERE FILHO, Américo; OMETTO, Aldo R.; ROZENFELD, Henrique. Ecodesign methods focused on remanufacturing. Journal of Cleaner Production, n. 18, p. 21-31, 2010.
PLATCHECK, E. R.; SCHAEFFER, L.; KINDLEIN JR., W.; CÂNDIDO, L. H. A. EcoDesign: case of a mini-compressor re-design. Journal of Cleaner Production, p. 1-10, 2007.
SHELDRICK, Leila; RAHIMIFARD, Shahin. Evolution in Ecodesign and Sustainable Design Methodologies. 20th CIRP International Conference on Life Cycle Engineering, Singapore, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.